O primeiro robô a apresentar um telejornal já entrou ao serviço na China

Procurar
Close this search box.

O primeiro robô a apresentar um telejornal já entrou ao serviço na China

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

A vantagem é que este pivô poderá estar em linha durante 24 horas durante 365 dias por ano.

Numa altura em que em Portugal temos a Sophia como protagonista de publicidade e assistimos continuamente a avanços – uns mais que outros – da chamada inteligência artificial, sabia-se que este dia não demoraria a chegar. Esta semana, a agência noticiosa chinesa Xinhua revelou o seu novo membro do staff: uma versão robótica de um apresentador real, Qiu Hao. Aliás, não um, mas dois: Qiu Hao e Zhang Hao, a versão chinesa e inglesa, respectivamente.

O trabalho foi feito pela própria estação em cooperação com a tecnológica local, Sougou, e resulta do processamento de imagens reais. É que os robôs recém-apresentados são uma cópias praticamente indistinguíveis dos pivôs do canal, algo que permitiu criar uma grande base de dados de expressões, gestos e outros detalhes para alimentar e aperfeiçoar o comportamento do robô – de modo a não parecer uma simples máquina.

A vantagem apresentada pelo canal estatal chinês é que este pivô poderá estar em linha durante 24 horas durante 365 dias por ano e, para além disso, ser copiado infinitamente, podendo estar em múltiplos cenários – digitais – em simultâneo.

As vantagens propriamente ditas em ter um robô a apresentar um telejornal 24/7 durante todos os dias do ano continuam a ser discutíveis, mas para o canal é sobretudo uma forma de testar novas experiências de que a indústria media irá carecer nos próximos tempos, pelo que o projecto agora apresentado será continuamente melhorado.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt