SP Deville lança ‘Sou Quem Sou’, o seu primeiro disco a solo

Procurar
Close this search box.

SP Deville lança ‘Sou Quem Sou’, o seu primeiro disco a solo

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

SP Deville estreia-se a solo com um dos projectos do ano.

“It’s Deville, bitches!” É oficial, saiu o tão aguardado álbum a solo de SP Deville. Após marcar gerações através de uma constante metamorfose de sonoridades, foi em projectos como SP & Wilson ou Makongo que atingiu um maior reconhecimento perante a generalidade do público. Entre hip hop, electrónica, kuduro, afro house, beatbox e dancehall, teve sempre um dos melhores flows e feeling mais puro.

Em 2012 assume-se como SP Deville, editando o primeiro trabalho com essa assinatura em 2014: IAMDEVILLE, um álbum de instrumentais e remisturas.

Sou Quem Sou é, sem dúvida, um dos projectos do ano. Um álbum poderoso, composto por 18 temas, que assenta sobretudo no passado do artista. Repleto de melancolia é sem dúvida uma dissecação sobre o que SP foi outrora, de forma bastante explícita. Focado nas suas origens e naquilo que representam na construção do Deville, o disco leva-nos numa viagem pelos últimos 10 anos da sua carreira. A dor está bem presente, porém está também a consciência dos erros, dos altos e baixos a que somos sujeitos sempre que aspiramos a algo.

spdevillesouquemsou_02

“Olhar para trás” é uma das malhas que serve de cartão de visita. Através de uma profunda retrospectiva, explica-nos esta transformação, alertando-nos para o facto de SP não ser um rookie nestas andanças. A faixa “Conquistas” também deixa isso bem explícito: “Eu Sou do tempo que o hip hop nasceu, tu és do tempo que o hip hop fui eu, e eu só vim buscar aquilo que é meu.”

https://www.youtube.com/watch?v=M08pQojsIp0

Esta estrada ou “selva” como por vezes é descrita, repleta de lobos, mentiras e fakes é o universo ao qual SP Deville teve de se adaptar. O dinheiro, a fama, o sexo, “os ares que respirava”, são mais do que memórias na mente de Deville, tornaram-se objectos de reflexão, de diálogos interiores, de uma exaustiva análise do passado.

As referências ao excessos são uma constante, nomeadamente no que toca ao álcool e ao consumo de erva trazendo consigo um lado obscuro mas também esotérico deste artista, as faixas “Mais Pedro”, “Sonhei Contigo” ou “Até Morrer” são um bom exemplo disso mesmo.

O álbum vem acompanhado pelas versões instrumentais de todos os temas, estas produzidas pelo próprio, à excepção de dois temas que tiveram o carimbo do produtor Beatoven.

Conta ainda com a participação de Veecious V, Kalekiri, Bdjoy, Karlon e do Dj Stereossauro.

Encontra-se à venda na Fnac e no site SóHipHop, para além de estar disponível no Spotify.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt