Sobre
O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, com a missão de contribuir para uma melhor compreensão do mundo em constante mudança.
Surgiu em 2013 com o nome “Hype” pelas mãos do Mário Rui André, ainda aluno da Escola Superior de Comunicação Social. Tornou-se “Shifter” pouco tempo depois, quando se começou a afirmar como uma plataforma de jornalismo independente com um foco na tecnologia e mais tarde na cultura. Com o Mário Rui André, o João Gabriel Ribeiro e a Rita Pinto o Shifter tornou-se na versão mais próxima daquilo que é hoje: um projecto de jornalismo que reivindica tempo para pensar e reflectir sobre a contemporaneidade.
Ao longo dos anos, o Shifter tornou-se uma referência no pensamento sobre tecnologia e na divulgação de perspectivas humanistas e aprofundadas sobre as transformações sociais provocadas pela digitalização.
Carolina Franco
Directora / Jornalista
carolinafranco@shifter.pt
João Gabriel Ribeiro
Editor
joaoribeiro@shifter.pt
Mário Rui André
Co-Fundador
marioandre@shifter.pt
Estatuto Editorial
O Shifter é um órgão de comunicação social livre, cooperativo e criativo. // O Shifter publica diariamente em shifter.pt e trimestralmente numa revista em edição física. // O Shifter é um meio de comunicação nascido no digital e focado no mundo real. // O Shifter questiona o progresso tecnológico e o futuro da sociedade – de uma perspectiva independente, criativa e humana. // O Shifter é para quem acredita numa sociedade mais activa e participativa. Informa, reflecte e inspira com uma posição. // O Shifter é uma plataforma para quem valoriza diferentes pontos de vista, estimula o pensamento crítico e inclui todos no debate. // O Shifter cria e distribui conteúdo interessante, relevante e rigoroso. Aborda as questões complexas e os contextos marginalizados. // O Shifter não coloca interesses nem formatos à frente das ideias. // O Shifter procura contribuir para a discussão e instituição de práticas democratizantes das comunidades e da sociedade, através do escrutínio dos poderes instituído ou do debate sobre alternativas. // O Shifter é ecológico: com respeito pelo ambiente em que se enquadra, relevante, assertivo e construtivo. // O Shifter considera a sua acção um serviço de interesse público. // O Shifter não reage a interesses económicos, corporativos ou partidários; responde por si e pela sua comunidade, recusando qualquer tipo de interferência no seu trabalho. // O Shifter segue o Código Deontológico do Jornalista, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e a Constituição da República Portuguesa. // O Shifter compromete-se a agir em conformidade com as leis reguladoras da internet e dos órgãos de comunicação social, bem como a promover o respeito e a boa fé dos seus leitores.
Ficha Técnica
Proprietário: Shifter Generation, Lda
Gerente/detentor do capital social: Mário Rui Branco Correia Martins André
Sede fiscal: Estrada de Benfica, 701A; 1500-087 Lisboa, Portugal
NIF: 513786040
Directora: Maria Carolina Braga Esteves Santos Franco
Editor: João Gabriel Silva Ribeiro
Periodicidade: 3 x ano / Diária
Suporte: Papel / Online
Sede de Redacção: Rua São Nicolau 73, 2º andar, sala 22; 1100-548 Lisboa
N.º de Registo na ERC: 126 571
Telefone: +351 961 595 944
E-mail: comunidade@shifter.pt