Notas da Comunidade #7: “O que a natureza não dá, o inferno empresta”

João Gabriel Ribeiro & Carolina Franco

Imagem do flme 20.000 espécies de abelhas, em que se vê a personagem da jovem Lúcia, na parte traseira de uma carrinha de caixa aberta enquanto sorri para alguém mais velho que está debruçada sobre essa carrinha.
Imagem do filme 20.000 Espécies de Abelhas

Quando se mudou de Mina Clavado para Buenos Aires, Camila Sosa Villada começou a escrever num blog. Chamou-lhe La Novia de Sandro. Nessa altura estudava comunicação social durante o dia e era trabalhadora do sexo no Parque Sarmiento durante a noite. Quando o trabalho acabava, de madrugada, escrevia os posts do blog à mão, que noutro momento publicava na internet através de um cibercafé. Quando começou a trabalhar como atriz, apagou o blog. Se não fosse um fã que decidiu guardar os textos e que mais tarde lhos enviou por e-mail, provavelmente a sua obra hoje seria diferente.
Ler-se a si mesma com distanciamento, e deixar de ter vergonha de quem já tinha sido, levou-a até As Malditas, a primeira recomendação da newsletter de Março. Esta história que Juan Forn conta no prólogo da edição original dá que pensar: por um lado, se Camila quis apagar o blog, devia ter-se respeitado a sua vontade; por outro, se ninguém tivesse guardado o arquivo, não se teria revisitado. Um estranho deu-lhe a possibilidade de se voltar a olhar; desta vez com afecto. Sem vergonha.

Este conteúdo é exclusivo para membros da Comunidade Shifter. Faz log in ou subscreve um dos planos: SHIFTER #5, SHIFTER #10 or SHIFTER #2.