Procurar
Close this search box.

Notas da Comunidade #1: Retratos Fantasmas e a fuga a algoritmos

Na última cena do filme Retratos Fantasmas (2023), Kleber Mendonça Filho entra num TVDE na cidade de Recife, onde cresceu, para voltar a casa. Aquela podia ser só mais uma viagem em que condutor e passageiro permanecem em silêncio até ao destino, mas há um diálogo que se inicia assim que Kleber fecha a porta. “E o senhor trabalha com o quê?”, pergunta a dado momento o motorista, “Com cinema”, responde. “Com cinema?”, responde surpreendido o motorista, enquanto olha pelo retrovisor. A conversa rapidamente se torna numa partilha sincera entre Kleber e o motorista, que até lhe chega a dizer que é músico nas horas vagas e que adora a música de Herb Alpert. Ouvimos “Rise” como banda sonora. Enquanto esta partilha inesperada acontece, o trajeto até ao destino não corresponde ao habitualmente sugerido pela aplicação GPS. Não é por acaso, é por preferência pessoal do cliente que decide quebrar o algoritmo e definir o caminho em função da paisagem que mais lhe agrada mais.

Este conteúdo é exclusivo para membros da Comunidade Shifter. Faz log in ou subscreve um dos planos: SHIFTER #5, SHIFTER #10 or SHIFTER #2.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt