Sem tempo para reflexão ou preparação, o ChatGPT e outras tecnologias semelhantes de Inteligência Artificial chegaram ao recinto escolar. Pelas mãos dos alunos que procuram formas de facilitar a sua vida, ou por iniciativa de professores que procuram nas tecnologias uma forma de se manterem actualizados e de inovar no modo de ensino, a IA entrou pela sala de aula a dentro. Mas o debate e a reflexão sobre como tirar melhor partido desta tecnologia ao serviço da educação ainda mal começou.
Nesta conversa pretendemos dar o pontapé de saída para esse debate. Pensando sobre Inteligência Artificial, mas sobretudo sobre educação. Será a IA uma ferramenta que permitirá uma personalização sem igual da educação? E quais serão os resultados dessa mudança?
Para a conversa convidamos Marta Pinto, fundadora do projecto AI Goes to School. Mestre em Educação e Estudos das Crianças, e com um PhD em Multimédia na Educação, Marta Pinto é especialista no uso de tecnologia em sala de aula, com mais de 20 anos de experiência na educação. O projecto AI Goes To School é uma das suas mais recentes criações e procura ajudar professores e escolas a tirar o melhor partido da IA, sendo com um sentido pedagógico e ético em mente.
A conversa será moderada pela editora do Shifter, Carolina Franco, que a par do Shifter trabalha há 2 anos no projecto Público na Escola onde contacta diariamente com crianças e jovens de todo o país, desenvolvendo um olhar aproximado sobre o estado do ensino em Portugal, fundamental para encontrar esta conversa.
Regista o teu interesse aqui. A entrada é gratuita e não está dependente de qualquer inscrição.