Ensaio

Imagem de duas borboletas pretas com riscas brancas nas asas, pousadas sobre uma flor de cor laranja. A imagem está alterada com alguns efeitos que tornam os contornos dos vários elementos ténues, como se simbolizasse uma recordação. Sobre este efeito existe ainda uma textura que se assemelha a papel de jornal. Esta sobreposição de efeitos relaciona-se com a temática do texto, a mediatização das imagens.

Borboletas e Baratas: O Belo, o Feio e a Banalidade do Mal

“A massificação das imagens tornou o órgão da visão em mero recetor acrítico”. A partir de referências visuais, Maribel Sobreira escreve sobre a forma como vemos o bem e o mal e tudo o que está no meio.

Sair da Nossa Impotência Política

O Shifter publica um excerto de Sair da Nossa Impotência Política de Geoffroy de Lagasnerie, traduzido por Diogo Paiva e editado em português pela BCF Editores em Novembro de 2021.

Notas sobre logótipos, design, política e função

Se o design tem efetivamente um papel político, na polémica em torno do logótipo do Governo/República foi usado como arma de arremesso. Com isso, perdeu-se uma excelente oportunidade para reflectir sobre design no espaço público.

Uma montagem em que frames de vários vídeos criados com o sistema de I.A. Sora

Sora, geração de vídeos com IA e a síndrome do objecto brilhante

Sora é o novo modelo de Inteligência Artificial revelado pela OpenAI. Inspirado no ChatGPT e nos modelos de difusão, o Sora é apresentado como a nova jóia da coroa, mas um olhar atento revela como o seu brilho está manchado por um modelo de desenvolvimento que continua a ignorar os problemas que lhe vão sendo apontados.

Imagem de uma cena do filme, em que um personagem vestido com um fato branco surge de pé junto a uma pequena piscina onde algumas crianças brincam.

The Zone of Interest e como (não) se retrata um genocidio

The Zone of Interest é uma obra que foge a todo e qualquer padrão habitual daquilo a que a dita “narrativa de holocausto” nos foi habituando, relegando novamente o romantizado à condição de estranho e alienígena — portanto, realista e humano — que sempre lhe pertenceu.

A história única é o abismo do conhecimento 

Quais são os perigos que enfrentamos quando contamos uma história na perspetiva do olhar dominante? Pensadores e ativistas refletem sobre o perigo da História Única e a riqueza do conhecimento ancestral. Este artigo foi publicado originalmente na revista Shifter #2, em fevereiro de 2021.

Imagem gerada com o software Dall-E 2 e o prompt: "A baroque-style painting portraying Sam Altman as a messiah figure, featuring apocalyptic imagery on one side and dollars on the other."

Como Sam Altman se tornou o Messias da Inteligência Artificial

Não é conhecido há tanto tempo quanto Mark Zuckerberg, não tem uma presença nas redes sociais tão irritante quanto Elon Musk, nem uma fortuna tão conhecida como a de Jeff Bezos. Quem é Sam Altman e como, graças à OpenAI, se tornou um dos protagonistas do momento?

“Memória de um dia vazio” de Pedro Almodóvar

“Memória de um dia vazio” é um dos textos da coletânea O Último Sonho, o livro autobiográfico de Pedro Almodóvar. Fala-nos na primeira pessoa sobre Andy Warhol, Basquiat, Leïla Slimani e do ato de escrever.

ChatControl: como a encriptação pode estar em risco na UE… e não só

A Comissão Europeia quer que aplicações como o WhatsApp ou o Signal deixem de oferecer mensagens encriptadas, permitindo que terceiros possam ler os conteúdos das conversas. O objectivo é prevernir o abuso sexual infantil, mas podem ser as crianças a ficarem também mais expostas se os chats passarem a ser controlados. Especialistas em privacidade e direitos digitais opõem-se à proposta europeia.

O Corpo no Museu: Um Guia para Visitantes

Rafaela Ferraz, co-autora do livro “Death And Funeral Practices In Portugal”, é a nossa guia numa visita guiada por museus que expõem restos mortais humanos.

Fui rage-farmed. E tu também… mas ainda não percebeste

Não somos nós, utilizadores, que decidimos onde ir, mas as redes sociais que calculam – no sentido mais matemático do termo – onde nos querem levar. E se isso pode ter um efeito prático útil, os efeitos secundários merecem mais atenção.

Status, um glossário possível

Práticas culturais absolutamente arbitrárias parecem suceder-se em catadupa — poderá isso estar relacionado com status?

Imagem de uma escadaria em espiral, formando quase a forma de um olho. Escadas da biblioteca Oodi em Helsínquia.

O espaço do conhecimento na sociedade da informação

Usando o espaço de forma criativa, adaptada às necessidades emergentes e explorando tendências inovadoras que as tornem mais apelativas, a biblioteca pode ter um papel centralizador no complexo mundo da informação.

GPT-4: entre a comercialização e a democratização

Para além dos resultados em termos de performance, que abordaremos mais à frente, o lançamento do GPT-4 trouxe consigo uma novidade. Pela primeira vez, alegando “o panorama competitivo e as implicações de segurança de grandes modelos de linguagem”, o artigo relatando o novo lançamento da OpenAI não aborda em detalhe a arquitectura do modelo, o hardware envolvido, as fórmulas de treino, os métodos usados, ou os dados de treino.