Quando o motor de busca mais popular da internet mostra, antes dos resultados orgânicos, quatro anúncios patrocinados que ofuscam um determinado produto ou serviço, não é uma situação justa para esse negócio. Este terá sido o caso com que Jason Fried, CEO do Basecamp, se deparou, e que levou a empresa a fazer um anúncio reaccionário.
O Basecamp é uma plataforma que, tal como o Slack, promete eliminar o e-mail do contexto laboral, sendo que, ao contrário do Slack, serve para mais coisas além de conversar. Ao googlar “Basecamp” – afirma Jason Fried –, os internautas iriam encontrar quatro anúncios pagos antes de qualquer resultado sobre o seu produto.
“Somos obrigados a pagar se queremos ser encontrados”, escreveu o executivo no Twitter. “É um abalo. É um suborno.” Em resposta a esta situação, o Basecamp decidiu publicar um anúncio irónico no Google – “Não queríamos correr este anúncio”, lê-se, segundo a imagem partilhada por Jason.
Nas respostas ao tweet de Jason, alguns empreendedores e artistas falam na vantagem que o Basecamp ainda tem por conseguir sequer pagar um anúncio, algo que não é possível para quem está a começar um negócio ou para muitos criadores independentes.
So true. And it’s a lot tougher when you’re just a rising startup with small budget
— Bashar (@Bashar3A) September 3, 2019
https://twitter.com/Moe_NYC/status/1168991298847723520
Strangely Google's own products only have one ad, their own. pic.twitter.com/NFX9CFu4nM
— James Avery (@averyj) September 3, 2019
https://twitter.com/reckless/status/1169225064329469952
The subtlety of the UI that differentiates an "ad" from a normal result makes it feel like you're ranked 5th for "basecamp". pic.twitter.com/IWPbi2idfL
— Paul Redmond 🇺🇸 (@paulredmond) September 3, 2019
I didn't believe you… had to turn off content blockers to see this. This is how Google is these days, just a wall of ads? How the mighty have fallen! pic.twitter.com/LEEs5648HI
— Gurnam Bedi (@gurnam) September 4, 2019
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