40% das start-ups associadas a inteligência artificial não usam IA, refere relatório recente

Procurar
Close this search box.
Foto de Franck V. via Unsplash

40% das start-ups associadas a inteligência artificial não usam IA, refere relatório recente

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Falar em “IA” é bom para captar investimento.

Em comunicação há palavras ou expressões que são usadas com uma intenção muito definida e “inteligência artificial” é uma delas. Marcas usam-na para vender smartphones, start-ups usam-na para se venderem… O termo “inteligência artificial” – muitas vezes encurtado para “IA” – banalizou-se e, de certo modo, deixou de ter um significado tecnológico para passar a ser uma mensagem comercial. Parece que a IA – que tem décadas de história – está em todo o lado, mas será que está mesmo?

Um estudo londrino, de uma empresa de capital de risco chamada MMC, citado pela Forbes, analisou a actividade, o foco e o financiamento de 2 830 start-ups associadas à inteligência artificial de 13 países europeus para chegar a uma conclusão: 40% das start-ups europeias que estão classificadas como empresas de IA não utilizam IA no “material” do seu negócio. Ou seja, “empresas que as pessoas assumem e pensam que são de IA provavelmente não o são”, conforme disse o especialista David Kelnar, que liderou o estudo, à revista Forbes.

De acordo com a MMC, muitos dos usos de inteligência artificial e aprendizagem automática pelas empresas escrutinadas são usos simples, como é o caso de chatbots (26% das start-ups) ou detecção de fraude (21%). São discutíveis o benefício ou o impacto de ambas as utilizações para os consumidores. Aliás, o selo “IA” é especialmente importante para captar investimento: a MMC descobriu que as start-ups que dizem trabalhar com inteligência artificial conseguem 15-50% mais investimento que as outras empresas. “Acho que em muitos casos [as start-ups] sabem como estão a ser classificadas”, mas não corrigem.

Porque é que David Kelnar disse ‘estão a ser classificadas’ e não ‘estão classificadas?’ Porque, conforme nota a Forbes, a designação “start-ups de IA” nem sempre é das próprias empresas; são sites externos que frequentemente são responsáveis pela classificação.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt