As fotografias de Mark Zuckerberg são estranhas. O criador de uma das maiores tecnológicas do planeta – e um dos homens mais ricos do mundo – é gozado por ter um aspecto robótico mas ao mesmo tempo tentar parecer mais humano. Zuckerberg, um dos homens mais poderosos do mundo, tornou-se num meme e, se não estás a par, basta pesquisares na web para perceberes do que estamos a falar.
Recentemente, uma foto de Zuckerberg a surfar numa prancha eléctrica no Hawaii tornou-se viral por diferentes motivos: o rabo que ninguém conhecia do multimilionário de 36 anos, a cara branca de protector solar em excesso e comparações com a cultura pop – desde à personagem fictícia Joker ao fantasma de Spirited Away, à comédia Mrs. Doubtfire de 1993 com Robin Williams ou a um mero mimo (como aquele do anúncio da TMN) [* ver tweets no final do artigo].
“Enquanto que a maioria de nós é relativamente impotente em relação às políticas e práticas do Facebook, um meme que goza com o seu CEO por parecer ridículo é uma maneira de tentar reivindicar poder sobre ele”, disse Li Cornfeld, à revista Motherboard. Li é colaboradora no California Review of Images and Mark Zuckerberg, um projecto muito peculiar que publica análises académicas a fotografias do fundador do Facebook. Até ao momento existem dois volumes publicados, um em 2017 e outro em 2018, e quem achar que os comentários às imagens são simples e superficiais recomendamos uma visita à página do projecto. Cada texto, alusivo a uma ou mais fotos, está carregado de contextos, referências, análises e detalhes que escapam ao nosso olho pouco treinado.
O California Review of Images and Mark Zuckerberg foi co-criado e é editado por Tim Hwang, um jovem empresário norte-americano. À Motherboard, Tim referiu sobre a imagem do CEO do Facebook a surfar o seguinte: “Esta imagem é aquilo em que no campo dos Estudos Zuckerbergianos apelidamos de ‘um raro Zuck’: um episódio em que por um lado um homem normal tenta garantir que não apanha uma queimadura, e por outro lado que capta algo mais estranho e sombria: olhos sombrios, uma máscara de rosto e uma prancha eléctrica de última geração.”
Acrescentou: “Parte do que torna o Zuck um assunto tão interessante em termos de fotografia é ele ficar perpetuamente preso entre o sonho de tentar ser uma pessoa normal e a realidade estranha e algo sinistra de ser um dos multimilionários mais poderosos do mundo.”
Was trying to think of who Mark Zuckerberg surfing reminded me of & then it came to me pic.twitter.com/ybue3Prbkr
— Tom Reagan’s Hat (@RufusTSuperfly) July 19, 2020
Zuck surfs between filming scenes in “The Seventh Seal” remake. pic.twitter.com/kbq0iVy14R
— Joseph Kelly (@gileskelly) July 20, 2020
There's a fresh career just waiting for Mark Zuckerberg. pic.twitter.com/o56fyyiLCY
— Ivica Milarić (@filmzadanas) July 19, 2020
No one has ever seen Mark Zuckerberg and the ghost from Spirited Away in the same room, just saying pic.twitter.com/RZ54gjcHJz
— Brent Peabody (@brent_peabody) July 19, 2020
You must be logged in to post a comment.