Avi Schiffmann é um jovem norte-americano de 17 anos, estudante do secundário como qualquer outro. A diferença foi a sua reação à pandemia. Schiffmann viu nos números uma oportunidade e criou um dos painéis de visualização de dados sobre coronavírus do mundo, o https://ncov2019.live.
O site puxa dados de outras organizações como a Organização Mundial de Saúde ou o Centers for Disease Control and Prevention e apresenta-os numa versão objectiva, em lista, por continente, país e região e numa ferramenta que desenvolveu, que calcula a probabilidade de sobrevivência de uma pessoa tendo em conta as suas características.
![](https://shifter.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/05/Avi-Schiffmann-nCoV2019_02.jpg)
O ncov2019 tornou-se durante o tempo da pandemia um site com um tráfego considerável. No total, em pouco mais de 2 meses, contabilizou 700 milhões de visitas o que despertou a cobiça de quem via em tanto movimento uma oportunidade de negócio. Por isso, em Abril, uma empresa terá contactado Schiffmann para remunerar o seu trabalho em troca da criação de espaços publicitários. Em cima da mesa, fala-se de uma proposta de 8 milhões de dólares, que Schiffmann acabou por recusar tornando-o, novamente, protagonista do mundo online.
Schiffmann rejeitou os 8 milhões, virou meme e viu-se obrigado a justificar-se nas suas redes sociais. Para o jovem, não fazia sentido ceder o controlo editorial, o espaço publicitário e as suas capacidades de manutenção da plataforma por tempo indeterminado, tendo em conta as características do contrato. Schiffmann temeu que a empresa pudesse optar por colocar publicidade enganadora, dando como exemplo a possibilidade de publicitar máscaras falsas. Foi por isso que decidiu rejeitar, preferindo continuar a dar a cara pelo projecto e estabelecendo a partir dele ligações úteis ao seu público, rejeitando a inserção de publicidade e de trackers.
It’s nice waking up to tens of thousands calling you an idiot on Instagram after you were posted to a bunch of meme pages for turning down the 8 million. Smh people seriously still don’t understand, it’s literally the only thing people want to talk about
— Avi Schiffmann (@AviSchiffmann) May 18, 2020
O ncov mantém-se por isso gratuito, sem publicidade, e gerido por Schiffmann. O jovem ganhou entretanto um prémio de Personalidade do Ano na Internet, numa cerimónia especial dos famosos prémios da internet, Webbys, a partir de casa, Webbys From Home. Para o futuro já tem planos, pretende transformar o site num repositório de dados aberto para que outros possam trabalhar sobre a informação que foi recolhendo. Para já este não parece ser o único projecto do jovem que aprendeu a programar aos 7 anos; noutra publicação no Twitter lê-se que está a trabalhar num projecto de sonificação do vírus que se pode ouvir no Soundcloud. O jovem é também um constante entusiasta do código, incentivando outros a criar os seus próprios trackers para as suas regiões, numa postura que revela em parte porque fez o que fez e como fez — pela experiência, aprendizagem e utilidade pública, mais do que pelo lucro.
Once covid is over I will make the site a free repo of information on the pandemic, so you can download like formatted tables of trend data in every country, etc. Plus compare it to previous outbreaks like SARS, Since the site is linked so many places, would be dumb to delete it!
— Avi Schiffmann (@AviSchiffmann) May 24, 2020
Actualização às 17h40 de 26/05/2020: corrigido o apelido do jovem.
You must be logged in to post a comment.