As cheias de Veneza em Novembro do ano passado contrastam com o cenário habitual na cidade – a simbiose entre metrópole e cursos de água – e deram-nos um sinal de alerta para o estado a que as alterações climáticas podem conduzir o mundo. Foi precisamente em Veneza que o fotógrafo Hayden Clay se inspirou para criar a série World Underwater, uma série de imagens criadas digitalmente que pretendem fomentar o debate sobre a subida do nível médio das águas.
O trabalho segue a linha estética do seu corpo de trabalho no campo da fotografia – que se resume ao uso de câmaras e métodos analógicos cruzados com recursos contemporâneos e resulta em imagens com cores vividas, brilho e fortes contrastes coloridos –, mas desta vez o cenário foi em inteiramente criado em 3D, recorrendo a software como o Cinema4, o Lightroom, o Photoshop e o Illustrator.
A série ainda está em construção mas os trabalhos já apresentados por Hayden revelam a linha de pensamento por onde nos quer guiar. Sem um tom catastrófico, cores escuras ou cenários apocalípticos, Hayden confronta-nos com uma certa normalização do problema promovida pela sociedade contemporânea.
Fica com alguns dos seus trabalhos, vê a série completa no site do artista.
You must be logged in to post a comment.