É na capital sem muros e que se diz aberta a todos, independentemente da sua cultura, religião ou etnia, que o colectivo artístico ICY AND SOT colocou uma das suas últimas criações: uma bandeira da União Europeia feita em aço e arame farpado, materiais que “evocam as barreiras físicas que os migrantes enfrentam ao tentar entrar na Europa e enquanto esperam esperançosamente em campos de refugiados com condições desumanas”.
ICY AND SOT são dois irmãos iranianos que residem em Brooklyn, Nova Iorque. Numa altura em que a guerra fria entre Irão e EUA está mais quente que nunca, o colectivo veio a Lisboa a convite da galeria Underdogs.
A peça pode ser vista na Praça Europa, em Lisboa, entre a Ribeira das Naus e o Cais do Sodré, à beira do rio Tejo.
“Apesar da dura realidade que explora, a peça também tenta transmitir esperança – a esperança que os que quem pede asilo têm”, escrevem os artistas no seu site e Instagram. A bandeira não tem fundo – o aço e o arame farpado formam apenas os contornos deste símbolo da União Europeia, de modo a que através da bandeira se possa ver o céu “a fim de proporcionar uma sensação de esperança”.
A localização da obra “em frente ao rio que desagua no oceano alude à viagem marítima que muitos deles realizaram e ainda estão a fazer em busca de uma vida melhor”, acrescenta o colectivo.
A obra, intitulada “EU FLAG”, é uma instalação permanente – a primeira dos ICY AND SOT, pelo que ficará presente por tempo indeterminado em Lisboa.
You must be logged in to post a comment.