Prestar uma homenagem aos grandes músicos portugueses enquanto ainda estão vivos, recordando as suas vidas e obras, é o propósito da série documental Vejam Bem, um original da RTP Memória que começou a ser lançada em 2018 à medida que é produzida. Um dos episódios, denominado Inquietação é sobre José Mário Branco, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos e onde podemos ouvi-lo a falar na primeira pessoa — uma das melhores formas de o começarmos desde já a recordar.
Vejam Bem tem até ao momento 10 episódios, sendo em cada um deles destacado uma figura de relevo do panorama musical português, com a presença da própria. Simone de Oliveira, José Mário Branco, José Cid, Jorge Palma, Marco Paulo, Paulo de Carvalho, Lena d’ Água, Carlos do Carmos, Pedro Abrunhosa e Fernando Tordo foram, por esta hora, homenageados nesta série, que é uma das apostas da RTP Memória, canal que tem vindo a produzir cada vez mais conteúdo original.
“As histórias de quem faz música contadas pela sua própria voz. Entre palavras, imagens e canções vemos biografias dos grandes músicos portugueses do nosso tempo.”
No episódio “Inquietação”, o músico com um percurso singular e uma atitude e tenacidade ímpares conta algumas das histórias que o marcaram, nomeadamente durante os tempos em que esteve exilado em França entre 1963 e 1974, sobre a gravação dos discos e a perfomance que habita na memória colectiva, FMI, entre outros.
O episódio de José Mário Branco, assim como os restante nove, estão disponíveis em alta definição na RTP Play, o serviço de streaming da RTP. E é uma excelente oportunidade para recordar o cantautor português e outros músicos.
You must be logged in to post a comment.