Durante todo o ano Óbidos, em Leiria, é uma vila literária, mas durante uma dezena de dias por ano esse estatuto sai reforçado. Isto porque Óbidos costuma acolher o FOLIO, um festival literário, que já vai na sua 5ª edição e que contará desta vez com a presença do Shifter num dos muitos eventos programados para os dias 10 a 20 de Outubro.
Dedicado este ano ao tema “Tempo e Medo”, a programação do FOLO é vasta e pode ser conhecida em detalhe no site do festival. Vão existir exposições, apresentações de livros, sessões de poesia, oficinas, conferências, mesas redondas, projecções de filmes, música e outras tantas iniciativas, repartidas por quase uma semana e meia. Organizada pela Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a livraria Ler Devagar, o FOLIO afirma-se como uma celebração da literatura que visa aproximar autores, editoras e leitores, sendo um evento de entrada gratuita. A programação divide-se em cinco grandes secções – Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra, Folio Mais e Folia – e é desenhada por vários curadores.
Nesta 5ª edição, dois desses curadores são o Henrique Costa Santos e o Hugo Mamede, que formam um colectivo chamado ‘Cavalo de Tróia’. O seu objectivo é promover a produção artística independente, novas vozes e autores que estão ainda fora do circuito, editoras alternativas, novos media…. É isso mesmo que pretendem fazer neste FOLIO, apadrinhados pela Fundação INATEL, e foi com esse propósito que convidaram o Shifter.
Na sexta-feira, 11 de Outubro, às 16 horas, o João Ribeiro, director do Shifter, vai estar à conversa com o Guilherme Luz e a Ana Margarida Guerra, do Jornal Mapa, num podcast único e especial, que gravaremos ao vivo no Museu Municipal de Óbidos para disponibilizar, mais tarde, online.
Mas a conversa do Shifter com o Mapa não vai ser o único contributo do Cavalo de Tróia no FOLIO. A programação de Henrique e de Hugo estará repartida pelas diferentes secções do festival entre os dias 11, 12 e 13 de Outubro; por exemplo, no dia 11 haverá também uma mesa-redonda em que Vasco Santos (VS Editor), Adriana Correia Oliveira (editora FLOP) e Pedro Piedade Marques (editora Montag) discutirão “o contributo das editoras independentes no panorama editorial português actual”, no dia 12, a Aline Flor irá gravar um episódio do seu Podcast do Género ao vivo e existirá à noite um concerto do rapper Nerve; e no dia 13, Jorge Leandro Rosa (professor e editor), Júlia Zuza (poeta e doutoranda em estudos literários), Nelson Nunes (escritor) vão falar de escrita humorística.
Uma vez mais, podes conhecer a programação do FOLIO no site do festival. Chegar ao festival é fácil: podes apanhar a Linha do Oeste (podes apanhar o comboio em Entrecampos ou Sete Rios, por exemplo) e tens estação a 10 minutos a pé, sensivelmente, do festival.