Em português chamamos alcunha, em inglês chamam alias ao nome informal por que uma pessoa é conhecida nos seus círculos mais próximos. Esta estratégia de apelidar uma pessoa com um nome não oficial pode ser por uma questão afectiva, de intimidade, mas também pode servir como forma de adicionar uma camada de privacidade em contexto específicos (daí os tags, no graffiti, por exemplo).
Foi a partir dessa ideia que os dinamarqueses Bjorn Karmann e Tore Knudsen imaginaram um pequeno aplicativo que pode fazer muita diferença nas vidas futuras.
Chama-se “Project Alias” e, basicamente, permite dar uma alcunha aos assistentes pessoais como a Alexa ou Google Home. O projecto é experimental e, sobretudo, uma demonstração de como podemos tornar mais privadas as nossas casas mesmo tendo estes assistentes por perto.
O Project Alias consiste num pequeno dispositivo que se junta ao home assistant impedindo a passagem de som permanente. Em vez disso, o dispositivo faz uma gestão autónoma de quando o som pode ou não passar, isto é, de quando o utilizador quer realmente interagir com o assistente pessoal.
Composto por uma peça impressa em 3d, um microfone próprio e um mini-computador Raspberry Pi, o Alias produz constantemente uma frequência conhecida como white noise “entretendo” assim o assistente e impedindo-o de escutar as conversas em seu redor. Só quando desbloqueado pelo seu utilizador através do telemóvel ou pela pronúncia da alcunha definida o Alias deixa o som passar.
O projecto foi premiado pela Comissão Europeia com o galardão STARTS, na categoria de Exploração Artística, e apesar de não ter uma versão comercial está ao acesso de qualquer um. O código fonte do software foi partilhado pelos seus criadores no GitHub e as restantes instruções, de impressão e montagem, no Instructables.
You must be logged in to post a comment.