Inspirado na ideia de que os criativos têm tendência a “conter extremos contraditórios”, como afirma o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o teste apresenta um design e gráficos de alto-nível. Segundo o site Core77, o objetivo é revelar a personalidade criativa de cada pessoa, mas os resultados podem ser incertos. O tipo de criativo que calhar hoje pode não ser o mesmo que te irá calhar se fizeres o teste um mês depois.
O teste tem duas opções de resposta para cada pergunta e é composto por quinze perguntas inspiradas em testes de personalidade já existentes, como os de Myers-Briggs e Jungiano. “Numa última análise, todo o criativo tem um pouco de cada um destes tipos dentro dele”, diz Carolyn Gregoire, quem desenvolveu o teste e co-autora do livro Wired to Create: Unraveling the Mysteries of the Creative Mind.
A agência criativa Anyways, localizada em Londres, ficou encarregue de transformar o teste numa experiência digital divertida. Em conjunto com Isabel + Helen, criaram uma série de vídeos curtos que surgem após cada pergunta de forma a representar visualmente a resposta. O artista de 3D Anton Hjertstedt foi o responsável pelas personagens que representam cada tipo de criativo, de forma a que capturassem as diferentes energias de cada personalidade de uma maneira divertida.
Um exemplo do género de perguntas é esta: “As atualizações estão prontas para instalar: 1) Reinicie agora ou 2) Lembre-me amanhã”. Gregoire explica que “o conceito é que uma pessoa orientada para a ação prefere concentrar-se e fazer as coisas imediatamente, enquanto alguém mais orientado para ideias tem mais probabilidade de procrastinar e adiar as coisas.”
Descobre o tipo de criativo que és agora mesmo.
(Artigo redigido com o novo AO)
You must be logged in to post a comment.