“Cheira bem, cheira a Lisboa”, diz a tradição oral portuguesa inspirada num clássico do cancioneiro nacional. Embora a fórmula não tenha grande ciência, nem rigor, introduz-nos um conceito importante que raramente consciencializamos: as cidades têm cheiro. Não se trata de um perfume nem de uma fragrância de ambientador dispersa em cada esquina; em vez disso, é o resultado do conjunto de actividades que ocorrem na cidade. O cheiro de uma metrópole pode assim ser um bom indicador para, por exemplo aferirmos o seu grau e o tipo de poluição que nela predominam.
Foi a partir dessa ideia que o artista britânico Michael Pinksy criou uma experiência artística imersiva que, na semana passada, esteve em exibição no Centro de Convenções de Vancouver onde decorreu a última grande conferência TED. Intitulado Pollution Pods, o trabalho de Pinksy recria em estruturas octogonais os ambientes de algumas das cidades mais famosas do mundo, procurando dar ao visitante uma exposição semelhante à de respirar nas suas ruas.
Recorrendo a máquinas de fumo, humidificadores, compressores e incenso, em proporções especificas e cuidadosamente pensadas, Michael Pinksy recriou a atmosfera saturada de cidades como Londres, Nova Deli, Pequim e São Paulo e, para estabelecer um ponto contrastante, também a da da ilha de Tautra, na Noruega. A sua ideia é fazer com os visitantes da sua peça se apercebam das potenciais diferenças entre os ambientes atmosféricos, despertando numa segunda fase para a sua implicação na dinâmica do aquecimento global.
A criação de ambientes controlados, imersivos, em que apenas algumas das características são propositadamente induzidas, é uma forma de visualização de químicos e partículas que de outra forma são conceitos completamente abstractos para a maioria dos humanos. Nestes Pollution Pods, os visitantes podem efectivamente perceber a que cheira uma atmosfera rica em dióxido de carbono ou nitratos. A atmosfera de Londres tem o seu cheiro condicionado pela utilização massiva de motores a diesel, já São Paulo tem um cheiro avinagrado resultado da utilização de uma mistura que contém etanol como principal combustível.
Quando questionado sobre qual a cidade que Michael considera ter melhor cheiro, o artista é sintético ao dizer que nenhuma; apenas zonas longe dos centros urbanos, como o topo de uma montanha têm ar realmente puro.
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