A China tem a Grande Muralha, uma edificação que outrora tinha o propósito de defender o país de invasões de povos nómadas do norte, como os mongóis. Mas a China tem também a Grande Firewall, uma barreira que bloqueia o acesso via internet a múltiplos sites estrangeiros. Os motivos da existência da Grande Firewall são tanto económicos como políticos – não só a China quer dar vantagem às plataformas e serviços domésticos, como pretender restringir o acesso dos internautas a conteúdos que não se alinhem pelos valores, desejos e intenções do regime.
O Reddit está, a par de outros serviços como o Facebook, o Twitter ou o Google Search, bloqueado pela Grande Firewall. Mas, pelos vistos, isso não impedirá de receber investimento de uma gigante chinesa, a Tencent Holdings Limited. São 150 milhões de dólares que a empresa liderada por Steve Huffman irá receber só desta multinacional e que se juntarão a outros 150 milhões, levantados numa ronda de investimento do tipo Series D. No total, o Reddit irá arrecadar 300 milhões de dólares, a uma valorização da firma norte-americana para 3 mil milhões de dólares.
O negócio entre o Reddit e a Tencent só foi confirmado esta segunda-feira, apesar de uma semana antes o site TechCrunch o ter avançado em detalhe. A contradição que essa relação entre as duas empresas levanta é tão evidente – o Reddit está bloqueado na China mas vai receber dinheiro de uma empresa chinesa chinesa – que os utilizadores do Reddit depressa começaram a “trollar” o Reddit no próprio Reddit.
Todavia, a contradição que o negócio destapa é bem maior. Segundo explica o Gizmodo, a Tencent não é só uma firma chinesa que investe dinheiro em plataformas de Sillicon Valley como o Reddit, o Snapchat e o Discord, todas elas bloqueadas na China; a Tencent tem mesmo um envolvimento importante na construção da Grande Firewall, juntamente com outras tecnológicas e através de uma relação próxima e pouco clara com o governo de Beijing.
“Acho que existe um mal-entendido generalizado sobre a forma como a censura funciona na China. Tendemos a pensar em Great Firewall como essa coisa enorme que o Estado construiu. Na realidade, são as empresas encarregadas de eliminar informações online desfavoráveis”, diz ao Gizmodo Adrian Shahbaz, director de investigação sobre tecnologia e democracia na Freedom House.
You must be logged in to post a comment.