Bitcoin + Coletes Amarelos não é propriamente o par mais previsível neste universo digital. Contudo, um artista francês, Pascal Boyart, aproximou os dois mundos no último mural que pintou nas ruas de Paris.
Como forma de celebração dos 10 anos do Genesis Block — a primeira transação de bitcoin feita a 3 de Janeiro de 2009 — e em homenagem ao movimento dos coletes amarelos que recentemente tem tomado conta das ruas de Paris, Boyart pintou um mural inspirado na A Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix em que “escondeu” mil dólares em bitcoins.
#StreetArt treasure hunt in Paris with a #Bitcoin puzzle
For the 10th birthday of the genesis block, I painted this frescoe in Paris with a 0,26btc ($1000) puzzle in it.
Here's the public key: 1NqPwPp7hEXZ3Atj77Ue11xAEMmXqAXwrQ Thanks to @alistairmilne for sponsoring this 🙏 pic.twitter.com/F7aIkxmp6t— Pascal Boyart (@pascalboyart) January 7, 2019
O dinheiro está escondido no quadro sob forma de um puzzle que o artista não revela. Em tweets sucedâneos do anúncio da peça, Boyart acrescenta apenas que tem de se estar fisicamente junto do mural para resolver o desafio por completo e que… entretanto alguém contribuiu com 800$ para recompensar o seu esforço, através do QR code que incentiva à doação. Quem só puder ver a peça pela internet poderá apenas completar parte do puzzle — não se sabe bem qual — segundo o artista.
https://twitter.com/Golem_13/status/1083064822856671232
A imagem da Liberdade reinventada aos dias de hoje e com os homens de colete amarelo na sua retaguarda tem corrido o mundo e feito capas por todo o lado. Este mesmo mural foi capa do Jornal Público sem referência ao artista ou à soma de bitcoins escondida — algo que o artista assinalou no seu mural de twitter.
Portuguese newspaper @Publico uses the mural by @pascalboyart on it's frontpage but doesn't mention either the author or the $1000 worth of #Bitcoin hidden in the art piece… pic.twitter.com/CAn1CuxV8d
— ₿TCarchitect (@BTCarchitect) January 9, 2019
@pascalboyart, @alistairmilne. I went gathering clues for the Bitcoin puzzle in Paris! Took a lot of pictures so I can have a look at them with a fresh mindset. Talked to a few people there and met Harvey Marshal: said he had no clue but that he knows it's going to be hard! pic.twitter.com/SndUIlGvE0
— Alexandre Raffin (@AlexandreRaffin) January 8, 2019
Boyart é um entusiasta das crypto e já é reconhecido como tal; antes desta peça já tinha feito notícia por monetizar alguns dos seus graffitis —na sua maioria altamente críticos do sistema político e financeiro — colocando QR Codes que permitem a quem vê as peças fazer doações directas ao artista.
https://www.youtube.com/watch?v=E9zL2Rc_z1I
You must be logged in to post a comment.