“Eu escrevo”: o 180 Creative Camp na primeira pessoa

Procurar
Close this search box.
Foto de Francisca Barros

“Eu escrevo”: o 180 Creative Camp na primeira pessoa

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

“Eu escrevo.” É assim que respondo. Acaba por ser uma resposta invulgar, no meio de tantos designers, cineastas, fotógrafos e ilustradores. Porém, há uma coisa que nos une a quase todos: uma enorme vontade de auto-descoberta.

Conhecemos a Carolina Rodrigues alguns meses antes do 180 Creative Camp. Apesar de já ter o seu bilhete comprado, sentia-se um pouco nervosa mesmo antes de fazer as malas rumo a Abrantes. Carolina, como muitos outros, partilhava o medo de “não ser criativa o suficiente para o 180 Creative Camp”, mas a criatividade pode surgir de formas tão diferentes! E quem melhor para te contar sobre isso do que a própria Carolina. Lê a sua história sobre partilhar e ultrapassar este medo com outros participantes.

“Eu escrevo.” É assim que respondo a umas das perguntas mais feitas durante o 180 Creative Camp em Abrantes: “O que fazes?”. Acaba por ser uma resposta invulgar, no meio de tantos designers, cineastas, fotógrafos e ilustradores. Porém, há uma coisa que nos une a quase todos: uma enorme vontade de auto-descoberta. Quem somos? Para onde vamos?

Foto de Joana Lourenço

Foi com estas mesmas perguntas que Ioana Lupascu e Monika Bok se depararam. Ambas arquitectas de formação da Roménia e Polónia respectivamente, abandonaram os levantamentos em Autocad e maquetes em k-line e encontraram-se no 180 Creative Camp para descobrirem o que fazer a seguir. Porém, não é apenas aos participantes que toca a busca da identidade artística.

O ilustrador holandês, Jordy Van Den Nieuwendijk, partilhou durante a sua apresentação no Meet The Creators que se sentia “preso” dentro das suas próprias criações, chegando até mesmo a fazer um funeral para as mesmas, convidando família e amigos.

Mas também os locais tiveram a sua própria crise de criatividade. Joana, que foi participante durante o primeiro 180 Creative Camp em Abrantes, também não estava feliz com o seu trabalho na altura e decidiu demitir-se. “Quando és jovem e acabadinho de sair da faculdade, queres fazer algo de desafiante e o que eu estava a fazer não era. Estava farta daquilo e decidi parar”, disse durante a sua apresentação no “Meet the locals”.

Foto de Mariana Alvarez

Foi por essa altura que passou a estar à frente da velha drogaria do avô, dando-lhe um novo conceito e uma nova oferta de novos produtos portugueses, mantendo ainda os clássicos de qualquer drogaria portuguesa, como produtos de limpeza e sabão azul. Parece que as crises de criatividade tocam a todos.

“Eu estudei arquitectura durante seis anos apesar de todos esses anos desejar não o fazer e fazer outra coisa”, disse Ioana durante uma das nossas conversas. Por alguma razão, esta frase ficou-me na cabeça. A mesma coisa tinha acontecido com a Joana. Ela continuou a trabalhar durante dois anos antes de se demitir. A minha primeira reacção foi “Porquê?”. Porque fica alguém infeliz e decide (será que decide mesmo?) continuar no mesmo sítio que os faz ficar assim? Porque não mudar? Porque não mexer-se? Foi então que me apercebi que é preciso coragem para ter uma crise de criatividade.

Muitos nem se atrevem a ter tamanho desconforto e, às vezes, estar na situação desesperante de não fazer a mínima ideia do que fazer a seguir. Isto porque as pessoas, eu incluída, habituam-se ao conforto do desconforto porque não conhecem outra coisa. É seguro. Um trabalho garantido com um ordenado certinho ao fim do mês. O que se pode querer mais? Estará alguém disposto a deitar tudo a perder pelo sonho de se fazer o que se ama realmente? De ser verdadeiramente feliz? Não pode a felicidade ser encontrada noutro lado? Afinal, um emprego não é tudo na vida.

Foto de Florian Herzog

De facto, a maior parte das vezes, não é sobre um trabalho ou um ordenado ou sobre realização pessoal. É sobre arriscar verdadeiramente, coisa que muitos nem ousam. A canção de Miguel Araújo, “Valsa Redonda”, tem o que acho ser um lindo verso: “Duro vai ficando o coração de quem não quis dar-se à dor de ser feliz.”

Ser feliz é bastante exigente e muitos não estão dispostos a fazer essa busca. A busca de descobrir quem verdadeiramente são.

Todas as fotografias usadas para ilustrar este artigo foram tiradas pelos participantes do 180 Creative Camp Abrantes 2018 nas suas câmaras descartáveis.

Índice

  • Canal180

    O Canal180 apresenta visões sobre temas sociais, ampliando vozes novas, independentes e criativas – estas são as outras histórias.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt