Se a digitalização do mundo provocou um certo afastamento entre o público e o exemplar original de cada obra de arte que, agora, muitas vezes se substitui por uma vistoria no Google Images; por outro lado, esta tendência tem permitido às instituições disponibilizar gratuitamente material diverso para os aficcionados da arte.
O Metropolitan Museum of Arts, habitualmente conhecido por The Met, é uma dessas instituições e tem desempenhado um papel de assinalar. Já antes tínhamos feito referência do seu acervo digital mas, tal como refere o Open Culture, a sua biblioteca não pára de crescer merecendo novas menções.
O MetPublications é uma das áreas em maior actualização e um autêntico armazém de relíquias históricas e artísticas, que tanto pode servir para pesquisa ou inspiração, como colecção de artefactos para posterior utilização.
Para facilitar a pesquisa e filtrar apenas pelos livros disponíveis para download, basta seleccionar o formato “Download PDF”; uma pesquisa de que resultam cerca de 1500 obras.