Shifter & Casa do Impacto apresentam:

Ciclo de conversas

sobre grandes temas do presente e do futuro.

Curadoria Shifter

A qualidade, o rigor e a surpresa dos artigos do Shifter, ao vivo e a cores.

Entrada Gratuita

Queremos que todxs se juntem. A entrada é gratuita mas implica registo para cada evento.

Zona de (Des)conforto

Um espaço de partilha, debate, de vivência do desconforto com toda a segurança.

Podcast & Conteúdos

Eventos que são mais que eventos e terão associados conteúdos que perdurem no tempo.

Inteligência artificial

[ADIADO,
NOVA DATA EM BREVE]

Queremos desmistificar o que é, afinal, a Inteligência Artificial, juntando em debate quem está habituado a trabalho com este complexo conjunto de tecnologias ou a pensar sobre as suas implicações sociais. Como se cria, no que consiste, quais as implicações sociais e as grandes preocupações, serão alguns dos pontos por que passaremos ao longo deste encontro.

PRÓXIMOS EVENTOS DO CICLO

Descentralização

23 Junho
Em breve
Setembro
Em breve
Outubro
em breve
Novembro
Em breve

EVENTOS ANTERIORES

ASSINA A NEWSLETTER DOS ENCONTROS

ESCLARECE AS TUAS DÚVIDAS

Os nossos eventos são gratuitos, mas o registo é necessário para que possamos dar o teu nome na entrada. Os registos encerram 1 hora antes de cada evento e podem ser feitos no Eventbrite (link em cima). Se tiveres algum problema, contacta-nos por WhatsApp/SMS: +351 968 568 137.

O nosso ciclo vai decorrer na Casa do Impacto, que fica no Bairro Alto, perto do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Eis algumas dicas para chegares cá:

🚉 Comboio até ao Rossio (Linha de Sintra) + Elevador da Glória

🚇 Metro até à Baixa-Chiado (Linha Azul/Verde) e subir Rua da Misericórdia a pé (ou no eléctrico 28 ou 12)

🚘 Parque de estacionamento da Calçada do Combro ou Restauradores

🚲 De bicicleta: de GIRA até à estação junto aos Restauradores e apanhar Elevador da Glória / de bicicleta própria até ao Bairro Alto, pelo Chiado ou pelo Príncipe Real

🚌 Carris: 758, 19B (Campo Mártires da Pátria)

Nota: na Casa do Impacto (ainda) não temos um estacionamento para bicicletas, mas há forma de a deixares em segurança no interior do espaço.

Fundada em 2018, a Casa do Impacto é um hub dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem como missão impulsionar uma nova geração de empreendedores que estão a desenvolver modelos de negócio com impacto socioambiental positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O espaço integra escritórios, cowork, atividades de formação e experimentação, e programas de investimento.

Fundado em 2013 e relançado em 2020, o Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

O Shifter, revista comunitária de reflexão e crítica, chegou à Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para trazer um ciclo de conferências sobre temas como saúde mental, desafios do trabalho, inteligência artificial, entre outros temas essenciais. O primeiro encontro sobre “Cidades do Futuro” acontece já no dia 21 de abril.

Durante o ano de 2022, vai ser possível assistir a seis eventos com temas distintos divididos em duas temporadas: a primeiro sobre temas do futuro e a segundo sobre o presente. O objetivo da parceria é tratar assuntos complexos de forma próxima, simples e inclusiva, onde se juntam personalidades das áreas em debate para pensar os temas propostos. Todas as conversas podem ser ouvidas em formato podcast posteriormente.

Relançado em 2020, o Shifter é uma revista comunitária que apela ao pensamento, interligando temas da sociedade, cultura e tecnologia, e que se alia ao hub de empreendedorismo da SCML para promover o desenvolvimento de discurso crítico sobre assuntos correntes que interessam à comunidade de changemakers  da Casa do Impacto.

“Este ciclo de conversas exploratórias é tanto um momento para unir a comunidade como é de aprendizagem para todos – saber mais sobre os desafios do trabalho pode ajudar startups incubadas a resolver problemas e apresentar soluções que ainda não tenham sido implementadas, por exemplo. A vontade de trazer estes encontros passa por abordar problemas sociais e ambientais urgentes e possibilitar a criação de impacto positivo a partir da Casa do Impacto”, explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Para o João Gabriel Ribeiro, editor do Shifter, “é uma oportunidade única para criarmos num espaço tão acessível e aberto quanto a Casa do Impacto momentos únicos, e que acabam por ser o culminar de muitos anos de trabalho em torno dos grandes temas do momento. É uma forma não só de fazer as reflexões que nos inquietam chegar a mais gente, como de humanizar e socializar estas problemáticas, conhecendo-nos uns aos outros e percebendo melhor os anseios e as necessidades dos intervenientes”.

A primeira conversa sobre as “Cidades do Futuro” tem data marcada para dia 21 de abril às 18h00, na Casa do Impacto, e vai contar com a presença de Rosa Félix, investigadora em mobilidade activa, Mário Alves, consultor na área da mobilidade urbana, e Bruna Pizzol, especialista em mobilidade e interessada nas desigualdades relacionadas com os transportes. A sessão será precedida de uma entrevista exclusiva em vídeo a Carlos Moreno, autor do conceito da “cidade dos 15 minutos”.

Toda a informação sobre as várias iniciativas previstas para as duas temporadas deste ciclo pode ser encontrada neste site.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt