
Desculpa, Popó
Há três meses, Paulo Vaz foi mais um homem trans para as estatísticas, no país que mais mata pessoas trans.
Há três meses, Paulo Vaz foi mais um homem trans para as estatísticas, no país que mais mata pessoas trans.
“Mas isto também não significa que a literatura se desvanece completamente. É no momento extremo, no momento de tragédia, no momento de ameaça que a literatura provém dentro de nós, pois todas as histórias e livros que lemos explicam-nos o mundo em nosso redor.”
Ainda que complexa do ponto de vista geográfico, político e histórico, a guerra na Ucrânia fez-nos reassentar os pés na terra e olhar de uma
“Na consulta, mostrei a tomografia ao reumatologista, que me disse que o que aparece não é significativo para a sintomatologia que apresento. De seguida, tocou em vários pontos do meu corpo e, de acordo com o relatório que ele escreveu, apresentei dor em 15 dos 18 pontos, tenho fibromialgia. É assim que ainda se faz o diagnóstico desta síndrome.”
O “fim da história” foi anunciado no momento em que deixamos de ter bombas nucleares a pairar ameaçadoramente sobre as nossas cabeças. Quando parecia ter-se
Por muita informação que consigamos recolher e relacionar, é difícil, se não impossível, percebermos ao ritmo exigido pelo presente um conflito desta magnitude e complexidade
Em 1989, na sequência da queda do muro de Berlim, Francis Fukuyama proclamava o fim da história. Perante a desagregação do regime soviético e do
Tal como aconteceu na televisão por estes dias, antes de se questionar e escrutinar os comunicados policiais e os diagnósticos de especialistas, optou-se por mergulhar de cabeça nos cenários mais aterradores e só depois se foi desmantelando gradualmente, pela força dos factos, a densa teia de especulações e frases grandiloquentes.
First. Alfa. Delta. Omnicron. Uma das frases mais citadas, de Ortega y Gasset, poderia ser aplicada ao vírus Sars-CoV-2. Um vírus é o vírus e
Seja por aquilo que está a ser atualmente observado, seja pela incerteza do aparecimento de variantes. A pandemia já devia ter vingado como lição de humildade permanente.
Acredito que todas as pessoas devem ser livres de viver a sua sexualidade e desfrutá-la de forma segura, livre e verdadeiramente consentida.
Como jurista investida no debate relativo à violência sexual e na procura das suas soluções de justiça, quero adicionar nuance a esta discussão atual e importante. Justificarei assim a minha posição, que espero que possa ser considerada pelo movimento feminista e dos direitos das vítimas e por todas que lerem, pois sei que partilhamos o objetivo de acabar com a violência sexual e trazer justiça às suas sobreviventes.
Desculpem, mas preciso de falar sobre a pobreza. Preciso tentar pôr ordem a todos esses episódios dispersos, dúbios, a essa sensação de que há alguma
Numa edição recente, o Polígrafo contactou vários historiadores para responderem à questão: “a obra de arte que Joacine K. Moreira quer retirar do Parlamento representa
É fundamental reconhecer que Portugal tem um grave problema de literacia para a inclusão de pessoas com deficiência. Coloco-o à luz do sector cultural mas é transversal à sociedade.
O digital, tal como é hoje em dia importante para a comunicação em sociedade, deveria ser primordial para as campanhas autárquicas.
Não é sensato reduzir Kanye West ao estatuto de quasi-personagem de reality show que a cada ciclo de lançamento de um novo álbum gera controvérsia nos media. West foi uma pedra angular no desenvolvimento da cultura mais mainstream do rap.
As práticas de poder de Michel Foucault e a “sociedade de produção” de Byung Chul-Han no mundo em que vivemos.
O que espero com este artigo é conseguir desmistificar algumas noções para enquadrar o papel da energia nuclear na luta contra as alterações climáticas.
Neste artigo partilhamos contigo 7 livros que a equipa do Shifter descobriu noutras histórias – seja em filmes, livros ou momentos em torno destes.
Desde malhas que remetem às boysbands dos anos 2000, a hard-hitting bangers e a músicas carregadas de sentimento, este álbum tem de tudo um pouco e é isso mesmo que pode causar a divisão de opiniões a seu respeito.
A nova política de mobilidade rapidamente teve efeitos de redução na utilização do automóvel e no trânsito. Questões ambientais aparte, esta expansão do estado social combate, em simultâneo, um dos maiores desafios macroeconómicos do país, o equilíbrio da balança comercial.
Pré-publicação do prefácio de “V̶O̶L̶T̶A̶ PRA TUA TERRA: Uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal” da autoria da curadora da coleção, Manuella Bezerra de Melo
No dia 5 de Abril de 2010, a Wikileaks fez uma das revelações que se viria a tornar uma das mais sonantes: Collateral Murder. Um vídeo gravado a partir de um dos helicópteros do exército norte-americano.
Atualmente, uma vítima de abuso sexual tem até seis meses para apresentar queixa nas autoridades competentes. Eu demorei 8 meses até reconhecer que o que me aconteceu foi um crime de coação sexual, que não foi só uma noite desagradável em que dois homens me magoaram um bocado.
Parece haver uma tendência para demonizar as políticas de privacidade quando são associadas ao estado Chinês ou ao estado Russo, uma atitude que contrasta com o relaxamento que se vê enquanto as aplicações se apresentam como 100% americanas.
As perspectivas desinformadas ou infundadas do que é o feminismo são o principal obstáculo para a aceitação do rótulo “feminista”. Por causa da distorção do conceito em ideias radicais ou incoerentes da parte de um grupo pequeno, feminismo torna-se um termo que causa repulsa, desinteresse, como uma incessante chamada de telemóvel de um vendedor a tentar convencer-nos a aderir a um novo serviço. Talvez o presente texto se trate de um manifesto feminista, afinal; mas também aqui estava presente a consciência de que essa designação estaria associada a uma inibição de qualquer atenção posterior.