Opinião

Por favor, não avalies o teu mérito com base nas métricas das tuas redes sociais

Uma sessão de notícias no telejornal revela-nos como acontecimentos digitais se tornam importantes na vida real, o ex-Presidente dos Estados Unidos da América mostrou o que é preferir o Twitter para se fazer chegar à população e imensa gente anda lá a perder tempo todos os dias. Ainda assim, não me parece que nada disso justifique que alguém se avalie a si próprio pelo seu sucesso no social-digital. 

Fora do meu bairro, sou alienígena

“Fosse na rua, fosse em espaços de entretenimento, fosse em sala de aula, havia um número reduzido de pessoas com as quais me pudesse identificar. Fora do meu bairro, tudo era alienígena – eu era alienígena.”

Fotografia de Incêndios na Califórnia

A Califórnia e o capitalismo no caos climático

Os incêndios florestais na Califórnia (2017–18) colocaram a PG&E sob pressão. Centenas de vítimas entraram com ações judiciais contra a empresa, que segundo o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, foi responsável por 17 dos 21 principais incêndios florestais de 2017.

Desculpa, Popó

Há três meses, Paulo Vaz foi mais um homem trans para as estatísticas, no país que mais mata pessoas trans.

A guerra não é tempo de literatura

“Mas isto também não significa que a literatura se desvanece completamente. É no momento extremo, no momento de tragédia, no momento de ameaça que a literatura provém dentro de nós, pois todas as histórias e livros que lemos explicam-nos o mundo em nosso redor.”

Tenho dores violentas e constantes

“Na consulta, mostrei a tomografia ao reumatologista, que me disse que o que aparece não é significativo para a sintomatologia que apresento. De seguida, tocou em vários pontos do meu corpo e, de acordo com o relatório que ele escreveu, apresentei dor em 15 dos 18 pontos, tenho fibromialgia. É assim que ainda se faz o diagnóstico desta síndrome.”

O regresso do inverno nuclear?

O “fim da história” foi anunciado no momento em que deixamos de ter bombas nucleares a pairar ameaçadoramente sobre as nossas cabeças. Quando parecia ter-se

Marca pós-capitalista e o novo homem

Em 1989, na sequência da queda do muro de Berlim, Francis Fukuyama proclamava o fim da história. Perante a desagregação do regime soviético e do

O “terror” que nos governa

Tal como aconteceu na televisão por estes dias, antes de se questionar e escrutinar os comunicados policiais e os diagnósticos de especialistas, optou-se por mergulhar de cabeça nos cenários mais aterradores e só depois se foi desmantelando gradualmente, pela força dos factos, a densa teia de especulações e frases grandiloquentes.

(Ainda) uma pandemia

Seja por aquilo que está a ser atualmente observado, seja pela incerteza do aparecimento de variantes. A pandemia já devia ter vingado como lição de humildade permanente.

Manifestações pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Por uma melhor justiça para as vítimas: a violação não deve ser crime público

Como jurista investida no debate relativo à violência sexual e na procura das suas soluções de justiça, quero adicionar nuance a esta discussão atual e importante. Justificarei assim a minha posição, que espero que possa ser considerada pelo movimento feminista e dos direitos das vítimas e por todas que lerem, pois sei que partilhamos o objetivo de acabar com a violência sexual e trazer justiça às suas sobreviventes.

Kanye West

Kanye West, o rapper da vida moderna

Não é sensato reduzir Kanye West ao estatuto de quasi-personagem de reality show que a cada ciclo de lançamento de um novo álbum gera controvérsia nos media. West foi uma pedra angular no desenvolvimento da cultura mais mainstream do rap.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt