Mark Zuckerberg e a análise fotográfica em “Estudos Zuckerbergianos”

Procurar
Close this search box.
Composição de Shifter

Mark Zuckerberg e a análise fotográfica em “Estudos Zuckerbergianos”

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O California Review of Images and Mark Zuckerberg é um projecto muito peculiar que publica análises carregadas de detalhes e referêcnias a fotografias do fundador do Facebook.

As fotografias de Mark Zuckerberg são estranhas. O criador de uma das maiores tecnológicas do planeta – e um dos homens mais ricos do mundo – é gozado por ter um aspecto robótico mas ao mesmo tempo tentar parecer mais humano. Zuckerberg, um dos homens mais poderosos do mundo, tornou-se num meme e, se não estás a par, basta pesquisares na web para perceberes do que estamos a falar.

Recentemente, uma foto de Zuckerberg a surfar numa prancha eléctrica no Hawaii tornou-se viral por diferentes motivos: o rabo que ninguém conhecia do multimilionário de 36 anos, a cara branca de protector solar em excesso e comparações com a cultura pop – desde à personagem fictícia Joker ao fantasma de Spirited Away, à comédia Mrs. Doubtfire de 1993 com Robin Williams ou a um mero mimo (como aquele do anúncio da TMN) [* ver tweets no final do artigo].

“Enquanto que a maioria de nós é relativamente impotente em relação às políticas e práticas do Facebook, um meme que goza com o seu CEO por parecer ridículo é uma maneira de tentar reivindicar poder sobre ele”, disse Li Cornfeld, à revista Motherboard. Li é colaboradora no California Review of Images and Mark Zuckerberg, um projecto muito peculiar que publica análises académicas a fotografias do fundador do Facebook. Até ao momento existem dois volumes publicados, um em 2017 e outro em 2018, e quem achar que os comentários às imagens são simples e superficiais recomendamos uma visita à página do projecto. Cada texto, alusivo a uma ou mais fotos, está carregado de contextos, referências, análises e detalhes que escapam ao nosso olho pouco treinado.

Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg

O California Review of Images and Mark Zuckerberg foi co-criado e é editado por Tim Hwang, um jovem empresário norte-americano. À Motherboard, Tim referiu sobre a imagem do CEO do Facebook a surfar o seguinte: “Esta imagem é aquilo em que no campo dos Estudos Zuckerbergianos apelidamos de ‘um raro Zuck’: um episódio em que por um lado um homem normal tenta garantir que não apanha uma queimadura, e por outro lado que capta algo mais estranho e sombria: olhos sombrios, uma máscara de rosto e uma prancha eléctrica de última geração.”

Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg
Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg
Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg

Acrescentou: “Parte do que torna o Zuck um assunto tão interessante em termos de fotografia é ele ficar perpetuamente preso entre o sonho de tentar ser uma pessoa normal e a realidade estranha e algo sinistra de ser um dos multimilionários mais poderosos do mundo.”

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt