Recorde diário de novos casos de Covid-19 registado pela OMS

Procurar
Close this search box.
Markus Spiske via Unsplash

Recorde diário de novos casos de Covid-19 registado pela OMS

Foram registados mais de 183 mil casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, indica a Organização Mundial de Saúde.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, no último dia o mundo registou o maior aumento do número de casos de Covid-19 no espaço de 24 horas. Foram registados mais de 183 mil casos do novo coronavírus durante o dia de domingo, 21 de Junho.

A maioria dos novos casos surgiram nas Américas do Norte e Sul, com um registo de 116.041, segundo o relatório da OMS. O continente concentra quase metade dos doentes e mortos de Covid-19 de todo o planeta. O Brasil foi o país com mais novos registos – confirmou quase 17.500 casos no último dia. Também a Índia foi outro dos países que mais contribuiu para o aumento de casos, com 14 mil em 24 horas.

Segundo a OMS, este recorde diário do número de novos casos pode ser explicado pelo aumento do ritmo de testes realizados em todo o mundo, mas este aumento no número de casos acontece também numa altura em que vários países já suspenderam algumas das restrições impostas às populações no início do surto.

Até esta segunda-feira, há quase nove milhões de casos confirmados de Covid-19 nos vários continentes e um total de 468 mil mortes.

Os dados até domingo mostram que Portugal tem 1530 mortes e 39.133 casos registados desde o que foi reportado o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus, a 2 de março. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado recentemente o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu até domingo os 16.762 casos confirmados, mais 225 do que no sábado, o que corresponde a 77% dos 292 novos contágios reportados em relação ao dia anterior.

O recorde anterior era da última quinta-feira, dia 18, quando a entidade contabilizou 181,2 mil casos. O mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde chega depois de o seu líder, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ter dito numa conferência de imprensa virtual no passado dia 19, que a pandemia do novo coronavírus estava agora numa “fase nova e perigosa”, com o vírus a acelerar ao mesmo tempo que as pessoas se mostram cansadas dos isolamentos e quarentenas.

O mundo está numa fase nova e perigosa. Muitas pessoas estão cansadas de estar em casa mas o vírus ainda está a espalhar-se rapidamente. Os países estão compreensivelmente ansiosos para abrir as sociedades e economias. Mas o vírus espalha-se, ainda é mortal e a maioria das pessoas ainda é susceptível”, disse. “Convocamos todos os países e todas as pessoas para continuarem a exercer extrema vigilância”, acrescentou o diretor-geral no habitual briefing da OMS.

 

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt