Comissário alemão para a protecção de dados desaconselha WhatsApp

Procurar
Close this search box.
Foto de Allie Zru via Unsplash

Comissário alemão para a protecção de dados desaconselha WhatsApp

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Ulrich Kelber mostra-se preocupado com uma possível partilha de metadados entre o WhatsApp e o Facebook.

Ulrich Kelber, ex-deputado alemão pelo Partido Social Democrata (SPD) e desde 2019 Comissário Federal para a Protecção de Dados e Liberdade de Informação, desaconselhou o uso do WhatsApp por ministros e instituições oficiais, apesar de alguns terem recorrido à aplicação durante a pandemia.

Em uma carta às agências do governo alemão, referida pelo DW, Ulrich Kelber disse que a protecção de dados deve ser respeitada e não negligenciada “mesmo nestes tempos difíceis” e que as entidades oficiais têm uma função enquanto modelos a seguir. O Comissário está preocupado depois de algumas reclamações de cidadãos alemães sobre o uso do WhatsApp por autoridades alemães.

De acordo com Ulrich, o envio de mensagens resulta em metadados partilhados com o WhatsApp e, por consequente, com Facebook, a empresa detentora da aplicação. “Estes contribuem, mesmo sendo apenas uma pequena peça do puzzle, para o aumento do armazenamento de perfis pessoais”, referindo-se aos endereços IPs e localizações dos utilizadores que ficam associadas ao ecossistema já grande do Facebook.

Fonte do WhatsApp disse que o serviço de chat não envia partilha informação com o Facebook com intuitos comerciais e relembrou que as conversas são encriptadas por defeito, pelo que só as pessoas que enviam e recebem as mensagens as conseguem ler. Contudo, mesmo que o WhatsApp não envie informação para fins comerciais para o Facebook, pode existir partilhar de metadados sobre o uso da aplicação – e foi sobre essa informação que Ulrich se mostrou preocupado.

De resto, o Comissário alemão pela Protecção de Dados e Liberdade de Informação não foi a única voz a desaconselhar o uso do WhatsApp. Em Fevereiro, a Comissão Europeia recomendou o Signal à aplicação de chat detida pelo Facebook por considerar mais segura.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt