David O’Reilly recebe desabafos anónimos sobre o Covid-19 e cria arte

Procurar
Close this search box.
Imagem via Daniel OReilly

David O’Reilly recebe desabafos anónimos sobre o Covid-19 e cria arte

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

David O'Reilly, 34 anos, montou uma caixa de voicemail e convidou as pessoas a deixarem mensagens anónimas com histórias, sonhos, experiências, sentimentos e pensamentos relacionados com o Covid-19. Depois transforma o que recebe em arte 3D.

David O’Reilly nasceu na Irlanda em 1985 e poucos anos depois na internet. É um artista que, como muitos outros, viu projectos profissionais serem cancelados ou adiados por força do Covid-19. Não baixou os braços e a iniciativa de sua autoria de que hoje te falamos é um sinal de adaptação às novas circunstâncias e um sinal dos novos tempos.

Com um portefólio que cruza territórios como o dos videojogos, cinema e cultura web, David O’Reilly, 34 anos, montou uma caixa de voicemail e convidou as pessoas a deixarem mensagens anónimas com histórias, sonhos, experiências, sentimentos e pensamentos relacionados com o Covid-19. O desafio foi agarrado pelos seus seguidores do Instagram no início de Abril e os resultados partilhados pouco depois naquela plataforma, assim como no YouTube.

Em dois vídeos por agora divulgados, David condensou e animou as chamadas que recebeu no número de voicemail partilhado, recorrendo um software personalizado que o próprio desenvolveu e que baptizou de EYE. “É difícil descrever o EYE – é uma ferramenta muito modular que permite criar imagens generativas em movimento com muito controlo manual – para que eu possa executar visuais 3D em tempo real”, explica o artista no seu Instagram. David O’Reilly explica que ele o seu colega Damien Quartz desenvolveram o EYE em conjunto durante um ano e que o usaram para criar o filme Eye Of The Dream, uma experiência para ser vista em cúpulas e planetários.

Agora, David O’Reilly está a usar o EYE para criar estas animações que, por um lado, arquivam um momento sem igual na história e, por outro, mostram que mesmo esta altura pode ser artisticamente rica, apesar de museus, teatros, cinemas e praticamente todos os espaços culturais estarem encerrados pelo mundo fora. David cria as animações em directos de YouTube e no Twitch, e depois partilha o resultado final no seu Instagram, site e no próprio canal de YouTube em 4K 60 fps.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt