Não é que os anúncios em tempos de pandemia parecem todos iguais?

Procurar
Close this search box.
Imagem via Microsoft Sam/YouTube

Não é que os anúncios em tempos de pandemia parecem todos iguais?

Mesmas mensagens... Imagens de arquivo ou de banco... Mesmas músicas...

Já tínhamos todos reparado. O Covid-19 parou mundialmente a economia e, consequentemente, colocou em suspenso os planos de comunicação das marcas. Estas tiveram de adiar ou alterar campanhas de publicidade, adaptando-se ao contexto actual. Resultado: praticamente todas os anúncios na televisão tornaram-se iguais e igualmente aborrecidos.

Enquanto algumas marcas decidiram comunicar os seus sites e apps numa de capitalizar este virar repentino para o digital, outras decidiram abrir os seus arquivos e recorrer a bancos de imagens para montar mensagens de esperança. Dizem-nos que vai ficar tudo bem, que estarão cá quando tudo isto passar ou mostram-nos o que estão a fazer para nos ajudar neste momento difícil. Supermercados mostram as suas equipas dedicadas a manter as prateleiras arrumadas, seguradoras falam do que estão a fazer pelos profissionais de saúde e operadoras referem que têm equipas no terreno para garantir que as comunicações não falham.

No final de contas, muda a marca, alteram-se as palavras, mas os anúncios são todos iguais. Por cá e também nos Estados Unidos, onde um internauta – Microsoft Sam – decidiu recortar diferentes vídeos publicitários de diferentes marcas e montar tudo num anúncio de 3 minutos. Um só anúncio que vale por todos e que é acompanhado pela mesma música melancólica que, por esta altura, estamos fartos de ouvir.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt