Mapa interactivo mostra situação do coronavírus em Portugal

Um grupo de voluntários, profissionais da saúde, criou um mapa online para acompanhar o Covid-19 em Portugal.
2 minutos de leitura

Para ajudar a acompanhar a situação do coronavírus (Covid-19) em Portugal, entre todas as notícias e publicações que circulam por estes dias sobre o assunto, um grupo de voluntários decidiu criar um mapa actualizado em tempo real com dados da Direção-Geral da Saúde e de outras fontes.

Desenvolvido por um grupo de médicos especialistas em saúde pública e amigos do Twitter – André Peralta Santos, Ricardo Mexia, Guilherme Duarte, Bernardo Gomes, Nuno Rodrigues, Luís Alves e Duarte Brito –, o mapa está disponível na plataforma de código aberto GitHub e também no site da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

O mapa é bastante simples: indica quantos casos de infectados com Covid-19 existem em Portugal, quantos casos suspeitos e quantas pessoas estão em vigilância, referindo ainda se existem casos graves ou óbitos registados. É também possível verificar a evolução das infecções em Portugal ao longo do tempo e em que zonas do país se verificam.

Os autores garantem, no site da Associação, que este se trata de um “projeto colaborativo e independente de monitorização” e que os dados são obtidos de fontes fidedignas como a Direção-Geral da Saúde, o Ministério da Saúde e alguns órgãos de comunicação social. “Os dados fornecidos ao público são estritamente para fins de investigação, e informação ao público”, ressalvam. “É estritamente proibido confiar no site para orientação médica.”

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Sugestões de Leitura

Estamos a criar uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura.

Uma revista criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Queremos fazer do Shifter um espaço de publicação para pensamento colectivo e comunitário, aberto a sugestões e diálogos. Um ponto de encontro entre diferentes actores da sociedade, da academia ao activismo, da cultura à política.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt