Mapa interactivo mostra situação do coronavírus em Portugal

Procurar
Close this search box.

Mapa interactivo mostra situação do coronavírus em Portugal

Um grupo de voluntários, profissionais da saúde, criou um mapa online para acompanhar o Covid-19 em Portugal.

Para ajudar a acompanhar a situação do coronavírus (Covid-19) em Portugal, entre todas as notícias e publicações que circulam por estes dias sobre o assunto, um grupo de voluntários decidiu criar um mapa actualizado em tempo real com dados da Direção-Geral da Saúde e de outras fontes.

Desenvolvido por um grupo de médicos especialistas em saúde pública e amigos do Twitter – André Peralta Santos, Ricardo Mexia, Guilherme Duarte, Bernardo Gomes, Nuno Rodrigues, Luís Alves e Duarte Brito –, o mapa está disponível na plataforma de código aberto GitHub e também no site da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

O mapa é bastante simples: indica quantos casos de infectados com Covid-19 existem em Portugal, quantos casos suspeitos e quantas pessoas estão em vigilância, referindo ainda se existem casos graves ou óbitos registados. É também possível verificar a evolução das infecções em Portugal ao longo do tempo e em que zonas do país se verificam.

Os autores garantem, no site da Associação, que este se trata de um “projeto colaborativo e independente de monitorização” e que os dados são obtidos de fontes fidedignas como a Direção-Geral da Saúde, o Ministério da Saúde e alguns órgãos de comunicação social. “Os dados fornecidos ao público são estritamente para fins de investigação, e informação ao público”, ressalvam. “É estritamente proibido confiar no site para orientação médica.”

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt