Milhares de ilustrações do mundo natural que podes descarregar e utilizar gratuitamente

Imagens foram disponibilizadas pela Biodiversity Heritage Library; uma iniciativa importante no contexto das alterações climáticas.
2 minutos de leitura
Post Author
  • O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Chama-se Biodiversity Heritage Library (BHL) e é um arquivo digital, aberto e de acesso livre, que procura preservar imagens e documentos relacionados com botânica, vida selvagem e biodiversidade. A BHL é um dos muitos recursos educativos gratuitos que é possível encontrar online – ainda há pouco tempo te falámos de bibliotecas digitais onde podes encontrar e descarregar livros de forma 100% legal e gratuita.

Apresentamos-te agora a Biodiversity Heritage Library porque este arquivo conta agora com mais de 150 mil ilustrações em alta resolução, disponíveis em domínio público – isso significa que podes descarregar e usar essas imagens sem qualquer restrição ou preocupação com direitos de autor. As ilustrações estão disponíveis através da conta de Flickr da BHL, devidamente organizadas e catalogadas em álbuns.

As imagens foram retiradas de mais de 55 páginas de literatura sobre a fauna e flora. Há desenhos de animais, diagramas da sua evolução histórica, estudos botânicos e trabalhos de investigação retirados páginas de revistas científicas e de bibliotecas de diferentes cantos do globo, como reporta o site Hyperallegic. Algumas das ilustrações disponibilizadas datam do século 15.

Além das ilustrações, a Biodiversity Heritage Library disponibiliza outros conteúdos que espelham a diversidade e magia do mundo natural do qual, muitas vezes, nas nossas cidades, estamos afastados. Dizem estudos que somos mais felizes ao pé da Natureza e a BHL pode ter um papel importante nesse sentido, mas também no de colocar a informação sobre biodiversidade mais acessível, contribuindo para uma maior consciencialização e aproximação ao meio natural.

Partilha nas redes sociais:
Post Author
  • O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Sugestões de Leitura

Estamos a criar uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura.

Uma revista criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Queremos fazer do Shifter um espaço de publicação para pensamento colectivo e comunitário, aberto a sugestões e diálogos. Um ponto de encontro entre diferentes actores da sociedade, da academia ao activismo, da cultura à política.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt