‘Nós, Portugueses’: um documentário necessário em tempos de crise demográfica

Procurar
Close this search box.

‘Nós, Portugueses’: um documentário necessário em tempos de crise demográfica

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Nós, Portugueses: Nascer Para Não Morrer tem o carimbo da FFMS e da RTP, e fala sobre os problemas e desafios demográficos que Portugal enfrenta em tempos de crise.

Nos anos mais recentes, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) tornou-se um dos promotores maiores do pensamento e discussão em Portugal. Tem conferências, são livros editados, são documentários e séries documentais. Nós, Portugueses: Nascer Para Não Morrer tem o carimbo da FFMS e da RTP, e fala sobre os problemas e desafios demográficos que Portugal enfrenta em tempos de crise.

Desde 1982 que as mulheres portuguesas deixaram de ter o número de filhos capaz de assegurar a renovação geracional, um facto que as migrações dificilmente conseguirão compensar. A população portuguesa concentra-se hoje nas cidades do litoral, o que cria constrangimentos para os seus habitantes, mas também para os que vivem num interior cada vez mais despovoado. Perante tais desafios, como será a demografia portuguesa nas próximas décadas?

O assunto pode parecer aborrecido mas Nós, Portugueses cativa-nos logo nos primeiros minutos pelos seus planos e imagens da vivência. Filmada de norte a sul do país e também nas ilhas, mostrando a diversidade de paisagens do nosso Portugal, esta série documental conta com a participação de vários especialistas, que em conjunto com a narração procuram traçar os desafios que Portugal enfrenta em termos demográficos hoje, partido para uma reflexão sobre aquele que será o futuro do país a dez anos.

Nós, Portugueses: Nascer Para Não Morrer fala da migração das populações do interior e da ruralidade para o litoral e para as grandes cidades, fruto do desenvolvimento urbano e industrial que se deu nesses pólos – entre 1960 e 2018, o interior do país perdeu 48% da população. A emancipação feminina e o decréscimo da taxa de natalidade, o envelhecimento da população e a problemática das migrações são outros temas que passam por este documentário dividido em dois episódios.

Conduzido pelo jornalista Carlos Daniel, Nós, Portugueses: Nascer Para Não Morrer conta com o apoio científico da Pordata, um projecto da FFMS, e estreou na RTP1 depois de uma conferência promovida pela Fundação e que pode ser vista online. Nós, Portugueses também está disponível online através da RTP Play e no YouTube.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt