Depois de praticamente três anos bloqueada em solo turco, Wikipédia volta a estar disponível no país de Erdogan. Esta retoma surge na sequência da decisão do Tribunal Constitucional do país que entendeu como violação da liberdade de expressão o bloqueio à enciclopédia digital.
O acesso à Wikipédia estava bloqueado na Turquia desde finais de Abril de 2017, altura em que o Governo de Erdogan assim o determinou por ver recusados pedidos de remoção de conteúdo, nomeadamente de páginas que associavam os turcos a grupos terroristas na síria.
A decisão do tribunal que passou com 10 votos a favor e 6 contra surge depois da Wikimedia Foundation, “dona” da Wikipédia, apelar à mais alta instância da justiça turca.
Welcome back, Turkey! pic.twitter.com/txeAnBMpLE
— Jimmy Wales (@jimmy_wales) December 26, 2019
Apesar de internacionalmente haver outros casos de bloqueios pontuais à Wikipédia – até no Reino Unido, onde a página do álbum Virgin Killer esteve offline –, actualmente a Turquia e a China eram os únicos dois países onde o acesso ao site estava restrito. No caso chinês, o bloqueio foi decretado em Abril de 2019 – depois de vários anos em disputa, nomeadamente com o bloqueio de outras versões da plataforma que não a chinesa, a plataforma acabou por ser totalmente bloqueada a 23 de Abril deste ano.