O Airbnb é uma das empresas-bandeira da chamada economia de partilha, tendo como promessa basilar a partilha de quartos em habitações de modo a rentabilizar camas vazias. Contudo, na plataforma de aluguer de dormidas para turistas nem sempre esse cenário é o mais comum. Pelo contrário é cada vez mais comum que encontrar apartamentos inteiros e que essa realidade comece a pôr em causa o tecido social, dificultando o acesso à habitação dos locais que vêem os preços aumentar por concorrência com o lucrativo negócio do turismo.
Apesar desta “realidade” ser comentada por muitos, a verdade é que nem sempre é fácil ter uma noção objectiva dos dados que a caracterizam, nomeadamente o número de propriedades dedicadas ao negócio. Inside Airbnb é um site que quer contrariar essa lógica, criando uma visualização dos dados da plataforma Airbnb.
No site, é possível navegar pelas várias cidades onde a plataforma está disponível e perceber o que caracteriza a oferta, para além do número de fogos. Podemos saber, por exemplo, o preço médio por noite, em cada cidade, a disponibilidade média ou a rentabilidade do aluguer de cada propriedade.
A plataforma Inside Airbnb baseia-se em informação pública, obtida directamente do site do Airbnb, secundada por uma política de uso justo da informação, sem fins comerciais. Para além de disponibilizar informação sob a forma de visualização, o Inside Airbnb disponibiliza também os dados em bruto para quem queira trabalhar noutras interpretações dos dados.
Sobre os dados que são possíveis aferir, um dado curioso tornou o site viral na internet portuguesa – o número de fogos na cidade de Lisboa. Lisboa, uma pequena capital europeia, conta com 16 mil apartamentos inteiramente dedicados ao aluguer, enquanto que o Porto tem 7 618 – num total de 22 mil airbnbs em Lisboa e perto de 10 mil no Porto; Amesterdão tem 15 496 e Barcelona apenas 8 912, dados interessantes para colocar em perspectiva o preponderância do alojamento local na ocupação dos fogos em Portugal.
You must be logged in to post a comment.