Bandeira de aço e arame farpado lembra em Lisboa a crise migratória na Europa

Procurar
Close this search box.
Foto via ICY AND SOT

Bandeira de aço e arame farpado lembra em Lisboa a crise migratória na Europa

Uma bandeira da União Europeia feita em aço e arame farpado, materiais que “evocam as barreiras físicas que os migrantes enfrentam ao tentar entrar na Europa e enquanto esperam esperançosamente em campos de refugiados com condições desumanas”.

É na capital sem muros e que se diz aberta a todos, independentemente da sua cultura, religião ou etnia, que o colectivo artístico ICY AND SOT colocou uma das suas últimas criações: uma bandeira da União Europeia feita em aço e arame farpado, materiais que “evocam as barreiras físicas que os migrantes enfrentam ao tentar entrar na Europa e enquanto esperam esperançosamente em campos de refugiados com condições desumanas”.

ICY AND SOT são dois irmãos iranianos que residem em Brooklyn, Nova Iorque. Numa altura em que a guerra fria entre Irão e EUA está mais quente que nunca, o colectivo veio a Lisboa a convite da galeria Underdogs.

A peça pode ser vista na Praça Europa, em Lisboa, entre a Ribeira das Naus e o Cais do Sodré, à beira do rio Tejo.

“Apesar da dura realidade que explora, a peça também tenta transmitir esperança – a esperança que os que quem pede asilo têm”, escrevem os artistas no seu site e Instagram. A bandeira não tem fundo – o aço e o arame farpado formam apenas os contornos deste símbolo da União Europeia, de modo a que através da bandeira se possa ver o céu “a fim de proporcionar uma sensação de esperança”.

A localização da obra “em frente ao rio que desagua no oceano alude à viagem marítima que muitos deles realizaram e ainda estão a fazer em busca de uma vida melhor”, acrescenta o colectivo.

A obra, intitulada “EU FLAG”, é uma instalação permanente – a primeira dos ICY AND SOT, pelo que ficará presente por tempo indeterminado em Lisboa.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt