Austrália vai usar IA para detectar condutores ao telemóvel

Procurar
Close this search box.

Austrália vai usar IA para detectar condutores ao telemóvel

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Após a sinalização feita pela IA, as fotografias serão verificadas por olho humano e, caso se confirme a infracção, os condutores acabam multados.

Se os radares na estrada já não são novidade para ninguém — e as famosas fotografias aos carros em excesso de velocidade temidas por todos os condutores prevaricadores — na Austrália esse sistema evoluiu para combater um problema cada vez mais grave: o uso de telemóvel ao volante.

O Governo de Nova Gales do Sul (o estado da cidade de Sydney) implementou um sistema de video-vigilância das estradas que, graças a um sistema de inteligência artificial, promete detectar sempre que os condutores estão a utilizar simultaneamente o telemóvel. Após a sinalização feita pela IA, as fotografias serão verificadas por olho humano e, caso se confirme a infracção, os condutores acabam multados.

Segundo Bernard Carlton, do governo local, espera-se que esta tecnologia possa evitar 100 acidentes graves no espaço de 5 anos. As câmaras estarão tanto em locais fixos como em atrelados móveis, tal como os radares em Portugal.

Apesar da promessa há quem levante desconfianças sobre a utilização deste sistema. Por um lado, surgem as habituais questões da privacidade, como sempre sempre que se fala de video-vigilância, por outro, teme-se que o sistema gere um número demasiado elevado de falsos positivos ou possa levar a um excesso de zelo por partes dos agentes encarregues de verificar as fotografias que, por algum motivo, podem interpretar erradamente a situação podendo muitos dos casos ter de acabar decididos em tribunal – gerando custas e moras para o sistema jurídico.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt