Chegaram as Olimpíadas do Carbono. Que partidos ganham na redução do CO2?

Procurar
Close this search box.
Foto via Shifter

Chegaram as Olimpíadas do Carbono. Que partidos ganham na redução do CO2?

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Mais que uma plataforma de informação a pensar nas legislativas, o Olimpíadas do Carbono é um trabalho assinalável ao nível de design.

Durante o último ano e com a aproximação às legislativas, o tema do clima foi entrando na agenda dos vários partidos candidatos nesta corrida eleitoral. Se o assunto podia não estar devidamente marcado na agenda mediática, a Cimeira de Acção Climática, organizada pelas Nações Unidas, que reuniu os principais líderes políticos mundiais em Nova Iorque, e a Greve Global pelo Clima, que paralisou milhões de jovens por todo o mundo, deram o empurrão que faltava na recta final e fizeram com que muitos eleitores virassem atenção para esta problemática.

Assim, em contexto de legislativas e no espírito de outros projectos que aqui fomos mencionando, um grupo de cidadãos montou o Olimpíadas do Carbono, uma plataforma online que põe os partidos com assento parlamentar na actual legislativa à prova no que toca às suas metas quanto à redução do CO2.“Quisemos perceber como é que os principais partidos políticos que se propõem a governar o nosso país se posicionam face à redução das emissões de CO2. Com base nas metas identificadas no Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC), preparámos três competições para pôr à prova os programas dos partidos face a esta questão urgente. Estes foram os principais resultados”, lê-se na 1ª página.

As provas principais são três: Maratona Anticarbono, Salto Em Altura e Tiro Ao Alvo. Todas elas envolveram a análise dos programas dos partidos e a sua desconstrução tendo em conta o RNC – um documento que um conjunto de especialistas elaborou para traçar o caminho da neutralidade carbónica para a economia portuguesa até 2050. No FAQ explicam em detalhe a metodologia utilizada.

Na Maratona Anticarbono, são analisadas que metas do RNC os partidos se propõem a alcançar nos seus programas; no Salto Em Altura, quantas medidas alinhadas com o RNC são propostas pelos partidos nos seus programas; e no Tiro Ao Alvo, as propostas eleitorais são postas à prova para se perceber quantos destes objectivos são quantificados e/ou se têm um horizonte temporal definido.

Existem ainda oito provas específicas adicionais, em que os programas dos partidos são esmiuçados à luz de oito temas-chave que o grupo identificou a partir do RNC, como ‘Energia’, ‘Mobilidade’ ou ‘Florestas’. O Olimpíadas do Carbono foi coordenado por dois investigadores: Luís Costa (mestrado em Engenharia Biomédica, consultor em avaliação de impacto social); e Susana Lavado (doutoramento em Psicologia Social, Investigadora de pós-doutoramento em ciência de dados). Os dados foram trabalhados por Hélder Delgado, Luís Costa, Pedro Brazuna, Ricardo Filipe, Sónia Cardoso, Susana Lavado e Viriato Afonso. Beatriz Granado, Mariana do Vale e Rita Gaspar desenharam. Pedro Carloto montou o website.

“Preocupados com a questão das alterações climáticas, um grupo de cidadãos decidiu analisar em detalhe o que os diferentes partidos para as próximas eleições propõem fazer para reduzir as emissões de dióxido de carbono em Portugal”, lê-se no FAQ. “O principal objectivo passa por tornar esta informação acessível e disponível a todos os interessados, de uma forma clara e sistemática. Procuramos dar uma visão comparativa sobre os programas, com a consciência que uma análise como esta tem sempre uma dimensão subjetiva associada às decisões tomadas. Esta análise não procura substituir a leitura atenta dos programas dos diferentes partidos, mas sim contribuir para que a decisão sobre quem votar seja feita de forma mais informada.” A equipa explica que apenas deram atenção aos seis partidos com assento parlamentar na actual legislativa por limitações de recursos e de tempo: “demos prioridade a ter duas pessoas a analisar cada programa eleitoral, para reduzir a subjetividade da análise”, explicam.

Mais que uma plataforma de informação, o Olimpíadas do Carbono é um trabalho assinalável ao nível de design, e junta-se a outras iniciativas da sociedade civil que surgiram no contexto das legislativas – nomeadamente o Legislativas2019.com, o Falta de Educação e o Política Para Todos.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt