Seja pelo crescente culto do corpo, pelo desejo de sermos mais produtivos, por razões ambientais ou simplesmente pela procura por uma dieta diferente, hoje mais do que nunca a informação sobre nutrição está na moda.
Contudo, por se tratar de uma temática quotidiana nem toda a informação acaba por se submeter ao mesmo rigor. Se há muitas e boas dicas globalizadas, que começaram pela voz de nutricionistas experientes e creditados, existem outros tantos mitos e falácias que à custa da viralidade da internet se vão enraizando.
“Existe um interesse crescente pelo tema da nutrição como determinante da nossa saúde. E um modelo de jornalismo e comunicação de ciência que se alimenta de notícias ao minuto, onde a internet e, em particular as redes sociais, são protagonistas. Todos estes fatores permitem uma maior circulação informação, porém nem sempre a informação de qualidade é a norma e, menos ainda, a sua validação por fontes independentes.”
Assim, torna-se cada vez mais importante separar o trigo do joio no que toca a informação nutricional e fazê-lo com conhecimento de causa. Foi com essa ideia como base que a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto lançou o portal Pensar Nutrição que promete fazer fact-checking dos principais mitos sobre alimentação.
Sendo a FCNAUP a única faculdade pública de Nutrição existente em Portugal, com um acumular de conhecimento e massa crítica ímpar ao longo dos últimos 40 anos, resolvemos colocar este conhecimento à disposição da comunidade, através de texto curtos, baseados na mais recente evidência científica, de forma totalmente independente e isenta de conflito de interesses.
A plataforma, que já está online em pensarnutricao.pt, propõe-se, recorrendo aos conhecimentos acumulados no espaço académico e articulados por um conselho editorial, ir avaliando alguns dos principais mitos que surjam, especialmente, na web. Seguindo uma estrutura pré-definida e uma escala de classificação de três níveis, inspirada nos sites generalistas de fact-checking, o grupo propõe-se a articular conhecimento de professores, investigadores e alumni na verificação científica das notícias.
O projecto conta com o apoio da Direcção-Geral de Saúde portuguesa.
You must be logged in to post a comment.