Código open-source trava homens que tentem destruir áreas protegidas como a Amazónia

Procurar
Close this search box.
Codigo-da-Consciencia-Amazónia

Código open-source trava homens que tentem destruir áreas protegidas como a Amazónia

Inspirado pela calamidade que é o desflorestamento da Amazónia, o ‘Código da Consciência’ é um código que pode ser instalado em maquinaria pesada para impedir o seu uso em áreas protegidas.

Inspirado pela calamidade que é o desflorestamento da Amazónia, o publicitário português Hugo Veiga que reside em São Paulo e a sua agência AKQA criaram uma ideia open source que pode ajudar a proteger a áreas protegidas como a da floresta sul americana. Chamam-lhe ‘Código da Consciência’ e a premissa é simples: “é difícil parar os homens, mas podemos parar as máquinas que eles usam”.

O ‘Código da Consciência’ é um código informático que pode ser instalado em maquinaria pesada para impedir o seu uso em áreas protegidas. Ou seja, por exemplo, se uma máquina com esse software instalado entrar na Amazónia imediatamente irá parar de funcionar. “O código é gratuito e está disponível para adaptação à todas as fabricantes”, lê-se no site do projecto, onde se informa que as entidades interessadas podem ter acesso ao software através do e-mail contact@codeofconscience.org.

Segundo o que é explicado no site, o código usa uma base de dados da ONU com todas as áreas protegidas a nível mundial e que é constantemente actualizada por ONGs, governos e comunidades locais; através do GPS, o sistema detecta quando as máquinas entram em uma área onde não deveriam estar; ao entrar ilegalmente nessa área, o motorista dessa máquina recebe uma notificação e, se continuar a avançar, a máquina pode mesmo ser desactivada automaticamente.

Um [escudo digital] para o meio ambiente.

Hoje, apesar do status de proteção, um terço das reservas naturais estão sob ameaça da ação humana. É difícil impedir os homens de destruir nosso planeta, mas podemos parar as máquinas que eles usam. Em colaboração com ONGs e empresas ao redor do mundo, lançamos um software que limita o uso de veículos pesados em áreas protegidas.”

O código é instalado nas máquinas através de um pequeno chip que tem GPS (para ser possível saber a localização exacta da máquina no mapa), conectividade 4G (para ir buscar a base de dados actualizada sobre as áreas protegidas), e armazenamento de dados (para armazenar o software para guardar uma cache da base de dados para os momentos em que não há ligação à net).

No site do ‘Código da Consciência’ pede-se às empresas, fabricantes de máquinas e governos para adoptarem a iniciativa; já 11 entidades o fizeram de acordo com a informação divulgada. O vídeo da campanha de divulgação do ‘Código da Consciência’ conta com a presença de Raoni Metuktire, proposto por um grupo de antropólogos e de ambientalistas para Nobel da Paz de 2020.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt