‘Finanças’ da Bulgária atacadas, dados de contribuintes roubados

Procurar
Close this search box.
Vladislav Goranov, o Ministro das Finanças búlgaro, em 2017 (foto de EU2017EE via Flickr)

‘Finanças’ da Bulgária atacadas, dados de contribuintes roubados

Este está a ser reportado como o maior ciberataque da história daquele país, vitimando cinco dos sete milhões de habitantes.

Num ataque sem precedentes aos serviços tributários da Bulgária, dados pessoais de cinco milhões de contribuintes búlgaros foram roubados. Este está a ser reportado como o maior ciberataque da história daquele país, que tem sete milhões de habitantes.

A notícia chegou aos media através de um e-mail, alegadamente enviado pelos hackers, contendo um link para download de uma pasta com cerca de 11 GB de informação, tendo sido entretanto confirmada pelas autoridades búlgaras. Em comunicado, a homóloga da nossa autoridade tributária confirmou no dia 15 de Julho a detecção da vulnerabilidade de segurança, acrescentando no dia 16 que pelo menos 3% da base de dados estaria comprometida por hackers e ao acesso dos mesmos nos últimos 20 dias.

À comunicação social local, os hackers deram mais informações sobre o ataque, revelando, por exemplo, que o material tornado público corresponde apenas a 57 das 110 base de dados comprometidas – 11 de 21 GB que dizem deter.

Na mesma comunicação com as autoridades, o grupo responsável pelo ataque terá parodiado a fragilidade do sistema de finanças búlgaro. O caso, por se tratar de um órgão estatal ganhou altas dimensões e Vladislav Goranov, o Ministro das Finanças búlgaro, viu-se mesmo obrigado a pedir desculpa no parlamento.

Entretanto, as autoridades belgas já detiveram um homem de 20 anos suspeito de envolvimento no crime ou na divulgação dos dados.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt