Esta empresa faz t-shirts mas… não existe

Procurar
Close this search box.

Esta empresa faz t-shirts mas… não existe

Existir ou não existir.

A empresa que três jovens de Nova Iorque criaram existe de verdade e vende produtos reais; mas no Product Hunt, onde costuma ser partilhado tudo e mais alguma coisa que é novidade no mundo tecnológico, o grupo de empreendedores decidiu brincar com a não existência da sua start-up. Porquê? Porque “this X does not exist” é, segundo dizem, uma expressão que surge recorrentemente pelo Product Hunt, associada a produtos ou serviços que funcionam com inteligência artificial.

“This T-Shirt Company Does Not Exist” foi, então, a publicação que fizeram no popular fórum de tecnologia. A start-up de Sarah, Tyler e Paul, os três empreendedores, chama-se, na verdade, Cross & Freckle e o fabrica t-shirts com desenhos que foram gerados por inteligência artificial (IA).

Conforme explicam, as t-shirts têm motivos que foram gerados por algoritmos de inteligência artificial devidamente treinados com mais de um milhão de desenhos da base de dados da ferramenta Quick, Draw!, da Google, e que tinham a ver com Nova Iorque.

As t-shirts da Cross & Freckle – já agora, o nome e o logo também foram criados por IA – estão à venda por 25 dólares cada e incluem elementos característicos de Nova Iorque, nomeadamente a fatia de pizza que custa um dólar ou o rato do metro.

We started this t-shirt company to promote our unique culture of design that’s been handed down ever since we were kids. We do what we do best — we’ve never turned our backs on our craft. In order to be able to make t-shirts, we take a very specific approach to every design we choose, from typography on the front, to color to design on the back.

 

… wait, what?

 

This is what happens when you try to get AI to write the marketing copy for your AI t-shirt company.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt