Os bastidores da criatividade de… Christian Haas

Procurar
Close this search box.

Os bastidores da criatividade de… Christian Haas

Christian Haas, designer industrial, desenvolve produtos em diversas áreas desde mobiliário, iluminação, porcelana e vidro.

Christian Haas, designer industrial, desenvolve produtos em diversas áreas desde mobiliário, iluminação, porcelana e vidro.

Depois de viver em Paris, Christian mudou-se para o Porto em 2015, onde criou o seu próprio estúdio. A sua abordagem conquistou a nossa curiosidade e assim que conhecemos o seu trabalho, soubemos de imediato que tínhamos de conhecê-lo.

Nesta entrevista, Haas mostra-nos os bastidores do seu processo criativo e a forma como a sua visão tem crescido a partir da sua abordagem a diferentes culturas.

Quando é que descobriu que tinha dentro de si uma veia criativa? E, já agora, qual é a sua definição de ser criativo?

Durante a minha adolescência, em criança não desenhava muito. Devo também admitir que não tenho muito talento para desenhar.

Mas eu tenho muita imaginação. E pouco antes de terminar o ensino secundário tive a ideia de usar essa qualidade de maneira criativa. O design estava a tornar-se um tópico no fim dos anos 90, então decidi concorrer para estudar Design Industrial em Munique e fui aceite.

Ao longo do seu percurso, trabalhou com marcas reconhecidas como a Villeroy & Boch, Rosenthal and Karakter e a sua peça Ropes encontra-se na colecção permanente do Vitra Design Museum. De que forma se inicia o seu processo criativo?

Como trabalhamos em diferentes áreas do design, depende do projecto e do cliente. 
Frequentemente desenvolvemos conceitos para marcas mais comerciais, as quais possuem um grande departamento de marketing, que sabem onde vêem a sua marca daqui a 5 ou 10 anos e em que direcção querem crescer. Nós recebemos briefings bastante precisos e normalmente trabalhamos de acordo com esses mesmos briefings.

Trabalhamos também com galerias de arte e com marcas mais pequenas, nas quais sugerimos algumas propostas a partir da análise dos seus portefólios.

No princípio começámos por trabalhar apenas com porcelana mas passados seis ou sete anos, torna-se exaustivo ter novas ideias a partir do mesmo material. Tentei alargar a nossa gama de produtos, uma vez que a parte boa de ser designer é poder enriquecer o nosso portefólio. Conhecer novas técnicas, explorar novas texturas e novos materiais é entusiasmante.

Ao mesmo tempo, trabalhar de perto com produtores e fabricantes enriquece, por norma, o produto final e torna-se muito interessante ter opiniões externas.

Como é que o seu processo criativo tem evoluído ao longo do tempo?

Em primeiro lugar fui ficando mais relaxado durante o processo de design, não estou tão ansioso agora. Tenho sido uma mente aberta e muitas vezes acontece alguém ter uma ideia do que quer e dizer-me: “eu quero isto, estás interessado em trabalhar dentro deste conceito?”, e eu estou sempre interessado. Há algumas coisas pelas quais não me interesso sempre, mas tenho tendência a pensar “isto pode ser um desafio” ou “isto pode ser interessante”.

Acho que evoluí mais nesse sentido socialmente desde que estou em Portugal uma vez que tenho mais espaço e uma equipa maravilhosa: o Rúben e a Sónia, que trabalham comigo desde o início aqui no estúdio e agora somos mais como membros da mesma equipa.

Quão impactante são as ferramentas de trabalho que utiliza no seu processo criativo diário?

Não sou muito apegado a nenhuma ferramenta em particular. Não preciso de um lápis especial ou de um caderno de desenho específico.
Se tenho uma ideia ou quero expressar alguma coisa, uso o que está perto de mim para levar a minha ideia ao papel ou à forma.

Neste assunto sou muito relaxado. Nas minhas viagens, por vezes, faço um esboço em papéis aleatórios, tiro uma foto e envio para minha equipa.

Normalmente nem sequer viajo com um laptop, levo apenas o meu iPad.

Quanta liberdade pensa que o facto de ser criativo lhe dá?

Sinto-me bastante privilegiado em trabalhar como criativo em diferentes campos do design. Ter a oportunidade de trabalhar com diferentes clientes, materiais e novos fornecedores é exigente, mas também libertador.

Não me sinto escravo do meu trabalho. Adoro o que faço. Depois de todos estes anos, sinto-me sortudo por ter a liberdade de escolher no que trabalhamos. Não consigo imaginar ser mais privilegiado a trabalhar noutra área.

Sente que a sua abordagem a outras culturas permitiu o crescimento da sua visão?

Sim, definitivamente! Viajo com os olhos bem abertos e absorvo tudo como uma esponja. Isso ajuda-me a expandir a minha imaginação.

Com o tempo, o nosso estilo ficou mais refinado e tentamos criar uma determinada linguagem, o que faz com que as peças sejam reconhecidas como nossas, mesmo tendo diferentes funções. A nossa abordagem está mais relacionada com a beleza e com a longevidade do objecto.

Um produto não deve ser demasiado óbvio. A sua beleza deve prevalecer ao longo dos anos. Se um cliente sentir uma conexão com um produto, irá mantê-lo. A meu ver, esta é também uma forma de agir sustentavelmente.

Quais são alguns dos maiores desafios dos seus projectos e como é que procura uma solução para eles?

Como trabalhamos em diferentes campos do design, todos os projectos têm as suas próprias dificuldades.

O principal desafio é encontrar uma solução convincente, nova e duradoura para a tarefa que nos é proposta. Aqui no estúdio temos padrões bastante altos quando se trata de um produto.

Os desafios também são imprevisíveis, não há projectos iguais. Às vezes os briefings são complexos e esperamos que o desenvolvimento seja demorado e, no final, é surpreendentemente rápido. Outras vezes acontece o oposto e um simples castiçal acaba por ter um longo e infindável desenvolvimento devido a problemas na produção.

Como é que organiza o seu espaço de trabalho?

O nosso escritório é bastante espaçoso, ocupa todo o primeiro andar do prédio, existindo espaço suficiente para trabalharmos em paz.

Temos uma biblioteca/sala de reuniões, na qual estamos agora a falar. Aqui estão reunidos livros e revistas para que nos possamos inspirar sem acesso a computadores. A sala principal é grande e tem um espaço fechado para armazenamento de modelos, amostras de empresas com quem trabalhamos e objectos aleatórios que adquirimos, que nos despertam interesse por alguma razão. Nesta sala também guardamos objectos desenhados por mim ao longo destes quinze anos. O Rúben e a Sónia trabalham nesta sala, a maior parte do tempo nos seus computadores, mas também a desenhar e a construir inúmeros modelos pequenos em papel e espuma. A minha sala tem ligação ao jardim e é muito luminosa. Para mim, o meu verdadeiro luxo é poder sair e beber um café no exterior.

Em geral, o estúdio funciona de forma muito interactiva, falamos e discutimos imenso. Distribuir o trabalho e discuti-lo dias depois não é a nossa forma de trabalhar. Estamos constantemente a partilhar pensamentos e acredito que isso torna-nos mais eficientes.

 

Mishmash Creatives é uma série criada entre o Shifter e a marca de material de escritório minimalista Mishmash que procura perceber como é o trabalho de designers e de criativos portugueses ou residentes em Portugal, e como eles usam os produtos da Mishmash.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Mishmash

    A Mishmash é uma marca portuguesa de material de escritório minimalista que visa romper a mente de todos os entusiastas de design, apresentando uma selecção de produtos disruptivos.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt