As séries portuguesas que são adaptações de estrangeiras (e que se calhar não sabias)

Procurar
Close this search box.

As séries portuguesas que são adaptações de estrangeiras (e que se calhar não sabias)

Das sitcoms norte-americanas dos 1960 ao melhor da britcom, passando pelas séries espanholas, a história da ficção televisiva nacional está recheada de adaptações de formatos em língua estrangeira.

Nos anos 1990 e inícios de 2000 foram muitas as séries estrangeiras a serem adaptadas para a televisão nacional e algumas, como Médico de Família ou Conta-me Como Foi, marcaram mesmo de uma forma inquestionável o panorama televisivo português.

Das sitcoms norte-americanas dos 1960 ao melhor da britcom, passando pelas séries espanholas, a história da ficção televisiva nacional está recheada de adaptações de formatos em língua estrangeira, que para muitos foram uma oportunidade de conhecer obras e pontos de vista diferentes que de outra forma muitas pessoas não iriam conhecer.

Neste vídeo,r n percorremos a história dessas adaptações, do final do século XX até à actualidade.

(Nota: este vídeo é da autoria de J.B. Martins e foi produzido para o canal de cinema Cineblog no YouTube, e é aqui partilhado com a devida autorização.)

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Cineblog

    Canal de cinema a 24fps que não necessita de óculos 3D. O CINEBLOG nasceu como um blogue de cinema português em 2003, criado por J.B.Martins, mas deu recentemente o salto para o YouTube. É um projeto pessoal totalmente independente movido apenas pela paixão pelo cinema, que pretende pensar e refletir sobre a sétima arte.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt