Radiohead foram hackados mas acabaram por surpreender o hacker

Procurar
Close this search box.
radiohead hack imagem

Radiohead foram hackados mas acabaram por surpreender o hacker

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Alguém, ainda não identificado, terá roubado ou acedido sem autorização a um dos mini-discs de Thom Yorke e queria 150 mil dólares para não divulgar o conteúdo.

A história é curta e não tem muito que se lhe diga, ainda assim merece menção pela reação disruptiva da banda anunciada num post no seu Facebook há poucas horas.

Alguém, ainda não identificado, terá roubado ou acedido sem autorização a um dos mini-discs de Thom Yorke com registos de áudio entre 1995 e 1998; em sequência dessa invasão teve acesso a algumas horas de gravações da altura de OK Computer pelas quais, segundo a banda reporta na publicação, estaria a pedir 150 mil dólares

O hacker quereria 150 mil dólares como forma de pagamento para não divulgar nenhuma das gravações online e, mesmo se à partida esse valor não fosse propriamente proibitivo para uma banda desta dimensão, os britânicos decidiram mais uma vez surpreender tudo e todos em nome dos seus fãs. Se em 2007 lançaram um disco online e gratuitamente em modo paga-o-que-quiseres, desta vez adiantaram-se ao hacker e disponibilizaram todos os ficheiros em questão na sua página de bandcamp.

O resultado é uma colectânea digital de áudios que na sua maioria nunca vieram a público e que provavelmente nunca viriam, não fosse o hacker entrar em cena, e que estão agora à venda na página da banda por 18 libras apenas por 18 dias — um valor acima do habitual para discos mas que se pode justificar pela raridade das gravações e pela sua dimensão; no total são quase 2GB de material que o próprio Thom classifica no bandcamp como “não muito interessante”.

A banda deixa a questão: Por 18 libras, nos próximos 18 dias, os fãs terão a hipótese de avaliar por si próprios se o material roubado valeria ou não o preço exigido pelo hacker. Alguns reagiram queixando-se do preço da promoção mas outros viram na iniciativa da banda uma forma única de ter acesso a registos únicos do processo de criação da banda. De qualquer forma o dinheiro que a banda receber pela venda deste registo será, segundo contam, entregue ao grupo de activistas Exctintion Rebellion.

 

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt