Acompanha aqui em direto o debate entre os ‘Spitzenkandidaten’ de 2019

Hoje há novo debate. Em direto de Bruxelas, os candidatos a presidente da Comissão Europeia vão debater o futuro da UE às 20h (Portugal Continental). E podes ver tudo...aqui!
2 minutos de leitura
European Union 2019 - Source : EP
Set-up installation EE2019 - Candidates for the Presidency of the European Commission/Eurovision Debate - EU Elections 2019

Estamos na recta final para as eleições europeias que definirão a próxima composição do Parlamento Europeu, contudo, a política na União não se faz só nesta insistuição. Outro dos órgãos de soberania mais relevantes no plano da União Europeia é a Comissão Europeia, liderada por um Presidente, escolhido pelos eurodeputados numa das suas primeiras tarefas do novo mandato enquanto. Os candidatos a este cargo são conhecidos como spitzenkandidat e nomeados por cada um grupos políticos do Parlamento.

São seis os candidatos à Presidência da Comissão Europeia, lugar actualmente ocupado por Jean Claude Junker,  que participarão hoje num debate sobre a sua visão para a Europa. Num momento singular o Parlamento Europeu será transformado em estúdio televisivo com transmissão por toda a Europa e conduzida por Emilie Tran Nguyen (France Television), Annastiina Heikkila (Yle da Finlândia) e Markus Preiss (ARD, WDR Alemanha).

A lista dos candidatos:

  1. Nico CUÉ, Partido da Esquerda Europeia
  2. Ska KELLER, Partido Verde Europeu
  3. Jan ZAHRADIL, Aliança dos Conservadores e Reformistas da Europa
  4. Margrethe VESTAGER, Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa
  5. Manfred WEBER, Partido Popular Europeu
  6. Frans TIMMERMANS, Partido Socialista Europeu

Podes acompanhar aqui a transmissão a partir das 20h – hora de Lisboa. Aqui podes conhecer melhor os candidatos.

Para acompanhares melhor o debate, o ID-Europa e o Shifter unem-se para te recomendarem uns textos:

Partilha nas redes sociais:

Sugestões de Leitura

Estamos a criar uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura.

Uma revista criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Queremos fazer do Shifter um espaço de publicação para pensamento colectivo e comunitário, aberto a sugestões e diálogos. Um ponto de encontro entre diferentes actores da sociedade, da academia ao activismo, da cultura à política.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt