Todos podem ajudar nesta investigação da Universidade de Coimbra

Procurar
Close this search box.

Todos podem ajudar nesta investigação da Universidade de Coimbra

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Cartas da Natureza, ou em inglês Plant Letters, é o primeiro projecto em que qualquer cidadão está convidado a assumir o papel de investigador.

O Zooniverse é uma plataforma online internacional de pesquisa, que procura criar as condições para que equipas de investigação especializadas possam pedir a colaboração de cidadãos em trabalhos mais demorosos ou que beneficiem da participação alargada. Até agora, nenhum projecto português tinha corrido na plataforma e, por isso, o apelo aos portugueses e o pretexto para conhecer este universo ainda não tinha chegado.

Cartas da Natureza, ou em inglês Plant Letters, é um projecto de investigação que visa a transcrição de documentos do arquivo de história natural da Universidade de Coimbra e é também o primeiro projecto em que qualquer cidadão está convidado a assumir o papel de investigador. A grande tarefa é transcrever as cartas, algumas manuscritas, outras dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo. A partir dessa transcrição, a equipa de investigação conseguirá mais facilmente procurar e sinalizar as informações mais importantes contidas nos documentos e que, segundo se prevê, podem dar pistas importantes sobre a localização de espécies de plantas, o seu local de origem, bem como por quem foram primeiramente identificadas.

Grande parte das cartas está escrita em português, o que, a juntar ao facto de o promotor ser a Universidade de Coimbra, faz com que o convite seja sobretudo para cidadãos nacionais. Ainda assim, existem documentos noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês) em que a ajuda de voluntários internacionais pode ser preciosa.

“O principal objectivo deste projecto é localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928”, sintetizou o director do Jardim, António Gouveia, em declarações ao órgão noticioso da Universidade.

Cartas da Natureza, projecto português, é desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Jardim Botânico e o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Sobre a plataforma Zooniverse, de acrescentar que conta com dezenas de projectos no activo e praticamente 1,8 milhões de voluntários registados. António Gouveia realça as mais valias que estas dinâmicas podem trazer: “Este tipo de investigação, com um grande volume de informação, é assim facilitado a partir destas plataformas colaborativas, reforçando também o compromisso da Universidade de Coimbra com a ciência aberta.”

Actualmente, o projecto Plant Letters já conta com 90 voluntários registados e 1% do projecto concluído, os outros 99% serão com toda a certeza acelerados à medida que mais pessoas se forem juntando à iniciativa. No vídeo seguinte, tens um tutorial de como participar.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt