#trashtag: um viral por um planeta mais limpo

Procurar
Close this search box.
Foto de Jonathan Gonzalez via Unsplash

#trashtag: um viral por um planeta mais limpo

Quem quiser participar deve tirar uma fotografia de um sítio poluído, pôr mãos à obra na recolha dos resíduos e voltar a fotografá-lo no final da tarefa, mostrando o antes e o depois do desafio com a etiqueta #trashtag.

“Mais uma semana mais um viral”, podia bem ser um frase-síntese do que se passa na internet. Quase que a cada novo dia surge um novo fenómeno e caso a moda pegue é vê-lo a ganhar tracção por aí fora. Assim aconteceu com o Harlem Shake, o Ice Bucket ou o Manequim Challenge, para dar alguns exemplos. Sem mais, nem menos, e só pela cena de fazer parte de mais uma tendência da internet, milhares de pessoas seguem a onda e perdem — ou investem — minutos da sua vida a cumprir o desafio que cada hashtag propõe.

Se no caso do Ice Bucket Challenge o propósito era maior e o objectivo era alertar para a esclerose lateral amiotrófica, a verdade é que grande parte dos virais não costuma ter por de trás uma causa maior. Contudo, se há forma eficaz e comprovada de condicionar comportamentos é essa, usando modas de redes, virais e hashtags. É isso que pretendem os promotores da #trashtag.

Criada em 2015 por uma empresa, a #trashtag volta agora aos feeds por iniciativa popular e orgânica, e merece a nossa atenção. O desafio é simples e não deixa margem para dúvidas sobre a sua utilidade: deixar o planeta mais limpo, uma fotografia de cada vez.

Quem quiser participar deve tirar uma fotografia de um sítio poluído, pôr mãos à obra na recolha dos resíduos e voltar a fotografá-lo no final da tarefa, mostrando o antes e o depois do desafio com a etiqueta #trashtag. Partilhamos alguns exemplos que encontramos no Twitter e Instagram.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt