Quem quer casar com o doutor Freud?

Procurar
Close this search box.

Quem quer casar com o doutor Freud?

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Cada um vê o que quer, mas a alternativa existe. Valha-nos isso.

Os canais de televisão estão ao rubro e a competitividade pelo share há muito não era tão violenta. A resposta parece estar a ser um retrocesso de larga escala, alicerçado em paradigmas de comunicação que os editores de conteúdos dos canais reputarão de “infalíveis”.

Com efeito, os dados demonstram que programas como o Quem Quer Namorar Com Um Agricultor?, da SIC e o Quem Quer Casar Com O Meu Filho?, da TVI, emitidos na noite de domingo, obtiveram audiências extraordinárias.

Vamos analisar por partes, para ser mais fácil de digerir:

  1. Um homem que precisa de uma mulher. Nada contra. O amor é, de facto, uma parte importante da vida. Também há homens que precisam de um homem. Mas sobretudo há homens (e mulheres) que não precisam de ninguém, e esses ficam aqui postos de lado. Ou seja, parte-se de um pressuposto que é o da criação de uma necessidade. Uma “Carochinha” dos tempos modernos que se empoleira à janela, triste e deprimida. Não havia necessidade.
  2. Uma mãe que se mete na vida do filho. Todos gostamos muito das nossas mães, claro. Deram-nos tudo, fazem-nos falta. Mas vai sempre chegando uma altura de abandonar o ninho, e estes ninhos estão a cair de podres. Um filho que não saiba afastar a mãe da sua vida adulta pode bem vir a ser um pai que leva a filha a programas de televisão para encontrar o homem certo.
  3. Uma mulher que se vê sujeita à objectificação por parte de outra mulher. Lá se vai a solidariedade feminina. A futura “sogra” pergunta às candidatas se cozinham, se fumam, se têm tatuagens. Porquê? Porque são critérios de decisão que a mulher-sogra impõe às mulheres-candidatas, com base nos seus próprios preconceitos inaceitáveis.
  4. Um casting. É um casting. O que dizer? O homem pergunta: “Praticas desporto?”. A mãe pergunta: “Sabes cozinhar?”. A apresentadora vê o rapaz e diz que ele parece “tão educado, tão bom rapaz”. O rapaz é bom rapaz, isso é indiscutível. “Um príncipe das margens do Tejo”, é dito a certa altura. As raparigas é que têm de ser escrutinadas, claro. Analisadas. “Quantos namorados já tiveste?”, “Quanto tempo durou essa relação?”. Um nojo.
  5. Felicidade à Gustavo Santos. Todo um programa de televisão em horário nobre dedicado à promoção da felicidade de um homem. Nem uma palavra sobre a felicidade das candidatas. Nada a dizer.

O que fazer de tudo isto? Boicotar. Ignorar. Reclamar. Todos os intervenientes na produção, promoção e divulgação deste tipo de programas deveriam ter vergonha na cara. Fica na consciência de cada um, não é?

No próximo domingo, à mesma hora a que este “programa” vergonhoso estiver a ser emitido, a RTP 2 passará uma homenagem a Louis Armstrong, um monstro do jazz, com Lillian Boutté na voz e Jérôme Etcheberry na trompete. Também podemos pegar num livro (há Eça de Queiroz em todas as bibliotecas, por exemplo).

Cada um vê o que quer, mas a alternativa existe. Valha-nos isso.

Texto de Pedro Eduardo Ramos

Índice

  • Pedro Ramos

    Pedro Ramos estuda medicina. Tem interesse nos temas da saúde, política e sociedade, e na forma como essas vertentes se relacionam. Nas horas vagas vê filmes, tira fotografias e escreve poemas.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt