Who Is America? Sacha Baron Cohen responde com nova série

Com a audácia que lhe é característica, Baron Cohen viaja aos extremos da política americana para os confrontar consigo próprios e com os seus opostos. Who is America? estreia dia 22 de Julho no TVSéries.

Who Is America

Borat. Ali G. Bruno. Estes são alguns dos nomes que Sacha Baron Cohen foi assumindo ao longo do seu percurso pelos ecrãs, grande e pequeno. Agora, com a série Who Is America?, Baron Cohen dá asas a um novo projecto, que tem vindo a estrear em todo o mundo e quem tem a sua estreia em Portugal no dia 22 de Julho no canal TVSéries.

O modus operandus é aquele a que nos habituou. Tal como Borat, o repórter cazaque, ou Ali G, o rapper britânico “branco”, as várias personagens encarnadas em Who Is America? põem em xeque as crenças dos entrevistados, normalmente através de perguntas infantis ou de afirmações controversas que, surpreendentemente, acabam a maior parte das vezes a ser reforçadas pelos políticos ou activistas que se encontram com Cohen.

Ainda há muita coisa desconhecida acerca desta nova série, mas sabemos que o primeiro episódio contará com, entre outros, Bernie Sanders, candidato às primárias Democratas de 2016, e também com um jantar bem estranho de um liberal em casa de um casal de apoiantes de Donald Trump. O desconhecido é, aliás, propositado, para que o efeito surpresa ajude a acentuar a incredulidade das interacções de Cohen com o ecossistema político americano.

Nos vídeos já disponíveis online, é possível ver Cohen a interpretar Erran Morrad, um israelita ex-Mossad que viaja aos EUA para promover o armamento das crianças nas escolas. A proposta, que à primeira vista parece tão exagerada que – pensamos nós – ninguém será capaz de acreditar, acaba por ser apoiada sem grandes hesitações por três políticos republicanos. O facto de os intervenientes não questionarem a personagem de Cohen é indicativo da América do pós-2016, de facções a extremarem-se e a alinharem na radicalização do discurso. Fico curioso para ver, nos sete episódios, se alguém consegue bater o ridículo a que caiu Larry Pratt, director executivo Emérito da organização Gun Owners of America, com 1,5 milhões de membros e que investe dezenas de milhões em lobby. Cohen consegue que este activista, com décadas de carreira política, leia a seguinte frase (não creio que precise de tradução para se entender o ridículo):

“The science behind this program is proven. Children under five also have elevated levels of a pheromone Blink-182, produced by the part of the liver known as the Rita Ora. This allows nerve reflexes to travel along the Cardi B neural pathway, to the Wiz Khalifa, 40% faster saving time and saving lives.”

Resumindo, é mais do mesmo, sendo totalmente diferente. Com métodos a que já nos habituou, Cohen surge agora num papel diferente, mais próximo da intervenção política. Há, em Who is America?, uma proximidade com a actualidade que não era comum em Borat ou Bruno, por exemplo. Ao confrontar as personalidades americanas com caricaturas deles próprios, consegue ir desmascarando (se preciso era) quão perto a política actual chegou de uma “Game Of Thrones moderna”. Aguardamos o resultado final com grande expectativa.

Who Is America? estreia no próximo domingo, às 21h30, no TVSéries. Sacha Baron Cohen será a cara da série, do qual é também produtor, juntamente com Anthony Hines, Todd Schulman, Andrew Newman, Dan Mazer e Adam Lowitt, que trabalharam com o actor nos seus mais recentes filmes e projectos.

(conteúdo patrocinado por TVCine&Séries)