Stories… agora no Behance

Plataformas diferentes, a mesma história.

Stories Behance

As Stories do Snapchat chegaram ao Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube… e agora também ao Behance, a plataforma da Adobe onde designers, ilustradores, fotógrafos e outros criativos podem partilhar os seus trabalhos. Todavia, não são a única novidade do Behance, que sofreu no final de Junho uma das maiores actualizações de sempre.

Lançado em 2005 e adquirido pela Adobe em 2012 por mais de 150 milhões de dólares, o Behance não sofreu abanões dignos de registo na sua nova casa, tendo mantido a sua génese original. Foi integrado na Creative Cloud da Adobe e o serviço ProSite, que permite criar um portefólio catita, mudou de nome para Adobe Portfolio. De resto, o Behance continuou a ser Behance. E continua a sê-lo, apesar das novidades introduzidas recentemente.

As Stories, formato de sucesso no Instagram, chamam-se no Behance “Work in Progress” e são uma nova opção para os utilizadores da plataforma mostrarem aquilo em que estão a trabalhar. Estas espécies de Stories podem ser partilhadas através do computador ou das apps móveis do Behance (iOS e Android). Os utilizadores podem partilhar fotos ou vídeos, adicionar texto por cima e colocar a localização ou uma hashtag para que as suas “Stories” cheguem ao público que lhes interesse.

Work In Progress @ Behance

Quando acedes às Stories ao Work in Progress no Behance, vais ver conteúdos de criativos que segues, mas também o que a malta da tua cidade está a fazer ou trabalhos de #graphicdesign, #ilustration ou #motion publicados pelos artistas e selecionados pelos algoritmos. Assim, até um novo utilizador do Behance terá “Stories” para ver e não encontrará esse espaço vazio até começar a seguir pessoas, como acontece no Instagram ou Facebook.

Fora as Stories, o menu do Behance sofreu uma reorganização e resume-se agora a cinco secções. A primeira delas chama-se “For You”, um separador que já estamos habituados a ver em aplicações do Apple Music ao Google News e que reflecte a ideia de um “News Feed” personalizado e diferente para cada pessoa. No “For You” do Behance, os utilizadores vão encontrar inspiração de toda a comunidade da plataforma para o seu trabalho diário, bem como ver os projectos dos criativos que seguem. Em “Discover”, encontram os trabalhos que os editores do Behance decidiram destacar e galerias curadas. A secção “Live” é um espaço para transmissões ao vivo, não só da equipa da Adobe mas de criadores convidados por esta. Por fim, em “Profile” os utilizadores podem encontrar as suas coisas e em “Jobs” oportunidades de trabalho.

Adobe Live @ Behance

O novo Behance está disponível não só em behance.net, através do computador, mas também nas aplicações móveis para iOS e Android, onde as Stories o Work in Progress aparece no topo “à lá Instagram”.